Escoamento irregular de água de chuva na rede de esgoto pode causar transtornos

Publicado em: 03/11/2020

Com o início do período chuvoso, o escoamento irregular de água de chuva e de lixo pela rede de esgoto provoca transtornos para toda a população. Casos de extravasamento nas ruas e de retorno do esgoto às residências são sinais de que muitos imóveis continuam utilizando a rede de forma indevida.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) alerta ainda para os riscos à vida de quem abre, de forma irregular, as tampas dos poços de visita [estrutura de inspeção da rede de esgoto identificada por uma tampa] para escoamento da água de chuva, devido à ausência ou ineficiência do sistema de drenagem.

Apesar do trabalho de sensibilização de orientação aos moradores, o gerente regional de operação de esgoto, Vagner Pereira, reforça que a operação do sistema de esgoto durante o período chuvoso se torna ainda mais difícil e complexo. “A água da chuva e o lixo que entram na rede provocam obstruções, rompimento da tubulação e pane nas bombas das estações de bombeamento, prejudicando o transporte de esgoto para o tratamento”, afirma.

Para evitar o desgaste do sistema, a Embasa recomenda que os moradores revisem as suas ligações e direcionem para a rede coletora operada pela empresa apenas o esgoto produzido nos imóveis. A água da chuva deve ir para o sistema próprio de drenagem, caso exista, ou diretamente para a via pública. Também é muito importante evitar jogar lixo ou gordura na rede.

Serviço – Em caso de obstrução ou denúncia de uso irregular da rede de esgoto, a população deve acionar a Embasa pelo 0800 0555 195; agência virtual no site www.embasa.ba.gov.br, aplicativo, ou pelo whatsapp no (71) 9908 9001.
Fonte: Embasa

  • Compartilhe: