IBOTIRAMA: gestão de excelência eleva qualidade de vida e conquista prêmios

Publicado em: 21/12/2020

Conselho Federal de Administração , Firjan , Ministério da Saúde, SUDENE e outras entidades reconhecem a qualidade da Gestão Municipal

O planejamento e a austeridade constante do atual gestor, frente a um município que se agiganta, estão entre os fatores que elevaram Ibotirama à atual posição de evidência. Prestes a encerrar o oitavo ano de gestão do prefeito Terence Lessa, Ibotirama acumula significativos prêmios e inúmeras conquistas que confirmam o expressivo índice de aprovação popular. Confira alguns reconhecimentos acumulados apenas nos últimos três anos:

2018 – Índice FIRJAN
O município foi destaque no Índice de Desenvolvimento Municipal da FIRJAN, que analisa aspectos como emprego e renda, educação e saúde, ficando em primeiro lugar na microrregião e 42º no estado, posição de destaque entre todos os municípios da Bahia.

2018 – Reconhecimento do Ministério da Saúde
O Município é reconhecido e destacado pelo Ministério da Saúde por alcançar a emblemática marca de 100% de cobertura de atendimento em saúde na Atenção Básica . Um feito histórico e que demonstra a liderança do município frente a grandes centros no cenário nacional.

2019 – Conselho Federal de Administração
Nos últimos anos, o município destacou-se positivamente, mais de uma vez, no Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração, chegando a ocupar a primeira posição no ano de 2019 dentre todos os municípios da Bahia.

2020 – Ranking do Tesouro Nacional
Em 2020, Ibotirama foi o primeiro na microrregião e 15º entre os 417 municípios da Bahia  no Ranking de Qualidade das Informações Fiscais e Contábeis realizado pelo Tesouro Nacional, sendo reconhecida pelas boas práticas de gestão e transparência.

2020 – Ibotirama lidera lista de reconhecimento da Sudene
A classificação utiliza dados do Tesouro Nacional para calcular indicadores de investimentos, gastos sociais e de equilíbrio financeiro do município. Dos dez primeiros nomes da lista, Ibotirama é a 1ª melhor avaliada no que diz respeito a despesas sociais e receita corrente líquida. Em despesas sociais, o levantamento avalia os investimentos em assistência social, educação, habitação, saneamento, saúde e urbanismo.

2020 –  Selo UNICEF – Município Aprovado
Além disso, a cidade recebeu, nesse ano, a certificação do SELO UNICEF. É importante ressaltar que, na Bahia, apenas 26 municípios foram certificados. O selo é um reconhecimento internacional, criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, que reconhece a efetiva aplicação de políticas públicas de qualidade voltadas ao bem-estar de crianças e adolescentes e à redução das desigualdades.

Aprovação popular
As boas classificações obtidas e os prêmios recebidos refletem a consistência do trabalho desenvolvido pela atual gestão municipal, capitaneada pelo prefeito Terence Lessa, que hoje conta com 84% de aprovação popular.

O gestor
Terence Lessa, especialista em Gestão Pública pela UNEB, garante que não há dúvidas quanto ao caminho para tais resultados: “É preciso trabalhar muito e ter uma equipe qualificada. Não me canso de agradecer a todos os servidores que fizeram parte dessa gestão. Cada uma dessas conquistas é de Ibotirama, de todos nós que diariamente nos dedicamos em buscar o melhor para a nossa terra”, disse o prefeito e acrescentou: “Tão importante quanto o reconhecimento das instituições é a aprovação popular, uma vez que os índices e dados técnicos refletem o que cada cidadão ibotiramense está usufruindo no seu dia a dia e, é isso que verdadeiramente importa: a qualidade de vida da população”.


  • Compartilhe: