IBOTIRAMA: mutirão de mamografia realizou mais de 840 exames

Publicado em: 30/10/2020

O caminhão ficou no município por 25 dias e realizou mais de 840 atendimentos

A ação desenvolvida dentro do ‘Outubro Rosa’ faz parte da estratégia municipal que visa a detecção precoce do câncer de mama em mulheres na faixa etária considerada de risco (de 50 a 69 anos).

O cronograma anual de rastreamento de câncer de mama, organizado pela prefeitura de Ibotirama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou exames de mamografia em mulheres da sede e da zona rural, no caminhão itinerante, que ficou na cidade durante o mês de outubro.

“Nós temos a felicidade de ofertar, durante todos esses dias, o grande Mutirão de Mamografia; sabemos da importância que é cuidar da saúde da mulher”, comentou o prefeito Terence Lessa, durante visita ao local.

De acordo com a secretaria, pacientes com alteração nos exames de mamografia, ou no ultrassom de mamas serão encaminhadas para consulta com mastologista na Policlínica de Ibotirama, unidade da rede municipal, para realização de exames complementares. Em caso de resultado positivo da doença, a Secretaria de Saúde fará o encaminhamento para a unidade de alta complexidade em oncologia, em Salvador.

“O rastreamento anual, realizado em nosso município, aumenta a chance de contemplar todas as mulheres dentro da faixa e de vencer a doença, caso o diagnóstico seja positivo. É importante destacar que pacientes fora da faixa, com fatores de risco e indicação médica, também foram atendidas”, disse o secretário de Saúde, Dr. Ademilton Mendonça, lembrando que as mulheres que não compareceram ao mutirão, para fazer o exame, podem procurar a Central de Regulação do  Município, para marcação.

Com informações da Assimp do Município


  • Compartilhe: