LEM: prefeitura esclarece ‘fake news’ envolvendo desinstalação de equipamento

Publicado em: 21/11/2020

“…as providências judiciais cabíveis para identificação e punição dos envolvidos na disseminação desta “Fake News”, já estão sendo tomadas”.

Leia a nota publicada no dia 20/11:

“NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer que a televisão desinstalada na manhã desta quinta-feira (19) na Policlínica Municipal, foi instalada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do município.

A informação que circula em redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, afirmando que “haveria iniciado a limpeza”, devido a desinstalação do aparelho, tem o claro objetivo de confundir os cidadãos.

O caso já foi registrado pela gestão municipal, através de um boletim de ocorrência (B.O.) no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) do município. Lamentamos a propagação da mesma, popularmente conhecida por “fake news”.

Salientamos que a Lei dos Crimes Cibernéticos 12.737/2012, impõe penalidades para quem instaure ou propague Fake News, e que o popular aplicativo de troca de mensagens “Whatsapp” já possui tecnologia que permite identificar as cadeias de mensagens, basicamente vendo se a informação recebida é original e, se não, de onde ela veio.

Portanto, recomendamos que qualquer cidadão que se sinta tentado a compartilhar a FALSA NOTÍCIA SOBRE O SUPOSTO DESMONTE, evite fazê-lo, pois as providências judiciais cabíveis para identificação e punição dos envolvidos na disseminação desta “Fake News”, já estão sendo tomadas.

Assessoria de Comunicação (ASCOM)
Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA”

Fonte: PMLEM


  • Compartilhe: