Municípios podem receber novos recursos de emendas parlamentares para combate à Covid-19

Publicado em: 14/7/2020
Um dia após o Banco do Brasil creditar nas contas dos fundos de participação dos Estados (FPE) e Municípios (FPM), os recursos correspondentes à segunda parcela do auxílio financeiro criado pelo governo federal para minimizar os efeitos da COVID – 19, o deputado federal, Alex Santana (PDT), se reuniu com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. O objetivo do encontro foi tratar dos impactos econômicos provocados pela pandemia no país e buscar novos recursos, através de emendas parlamentares, para que cidades baianas consigam “atravessar a crise” e garantir assistência à saúde da população infectada, principalmente, os casos mais graves que precisam de UTIs e respiradores.
“O país está em crise não apenas sanitária como também financeira. Os governos estaduais calculam perdas bilionárias em receitas devido à desaceleração da economia, por isso, é extremamente a ampliação do apoio da União principalmente para que seja garantida assistência aos pacientes graves da doença que, infelizmente, têm crescido em números”, declarou Alex Santana. De acordo com a União, com este segundo repasse os 417 municípios baianos contaram com um aporte federal de R$ 1,3 bilhão, além do R$ 1,6 bilhão repassado diretamente ao Governo da Bahia.
O deputado salientou ainda a doação de 60 respiradores feita pelo Ministério da Saúde à prefeitura de Salvador. “Quero agradecer ao governo do presidente Jair Messias Bolsonaro pelo envio dos equipamentos, oportunizando a ampliação da assistência à saúde de todos os soteropolitanos”.
O ministro de Governo afirmou que a União continuará empenhando esforços para adotar estratégias de combate à pandemia que já causou mais de 73 mil mortes entre 1,8 milhão de infectados, e que está atenta às necessidades dos Estados e Municípios, porém, sem dar garantias de aporte financeiro e valores. “Apesar de não termos uma garantia de novos repasses, o ministro se mostrou bastante sensibilizado e tenho certeza de que o Governo Federal buscará alternativas. Foi um encontro positivo, principalmente, pela defesa da nossa Bahia em Brasília”, finalizou Alex Santana.
Fonte: Golden Assessoria

  • Compartilhe: