MUQUÉM: dezenas de famílias receberão a casa própria

Publicado em: 01/2/2019

 

As famílias do povoado de Boa Vista do Pixaim, na zona rural do município de Muquém do São Francisco, interior do estado, já podem contemplar suas futuras casas sendo construídas.

São 74 unidades habitacionais em construção graças ao projeto de uma associação comunitária, com investimentos de R$ 2,5 milhões em recursos financiados pela Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e apoio da prefeitura.

O presidente da Associação Comunitária de Comunicação Cultural de Muquém do São Francisco, José Nicolau explica que o cadastramento das famílias é feito pela associação local e uma comissão acompanha e fiscaliza as obras juntamente com uma equipe técnica composta por uma assistente social e um engenheiro civil.

“Foi um grande desafio porque o governo não estava mais liberando recursos para este tipo de programa; em uma etapa anterior até chegamos a conseguir a aprovação de outro projeto que coincidiu com a troca de governo (ocasião do impeachment) e os projetos que levamos anos para elaborar foram devolvidos”, lembrou o ex-prefeito e atual secretário municipal de Agricultura, José Nicolau acrescentando que mesmo após ter encerrado seu mandato, sempre se dedicou à causa: “Este é um trabalho social do meu sonho; era o que planejava fazer quando deixasse a prefeitura”, pontuou.

“Além de beneficiar as famílias que receberão as casas, o município está sendo fortalecido com a geração de emprego e renda, pois a mão de obra empregada na construção, como pedreiros e serventes, contrata pessoas da própria comunidade”, destacou o prefeito Márcio Mariano.

40 unidades já estão em estágio avançado de construção, algumas inclusive já cobertas e com paredes revestidas.


  • Compartilhe: