MUQUÉM: unidades de saúde passam a utilizar sistema informatizado de prontuários

Publicado em: 29/10/2020

A prefeitura de Muquém do São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a implantação do sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), em todas as Unidades de Saúde da Família do município.

O objetivo é informatizar o fluxo de atendimento ao usuário, realizado pelos profissionais de saúde, tornando mais rápido o acesso às informações entre as unidades e agilizando possíveis intervenções.

Todos os Agentes Comunitários de Saúde receberão os aparelhos e o treinamento adequado à utilização do novo sistema. Ao todo, 28 equipamentos serão distribuídos entre os profissionais de saúde.

A secretária de Saúde, Inalda Leite, explicou o funcionamento do sistema: “os prontuários eletrônicos ficam instalados nos computadores das unidades de saúde e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) receberam os tablets, que serão utilizados, diariamente, no acompanhamento das famílias, para alimentação eletrônica dos dados, dentro do PEC”.

O prefeito Márcio Mariano comentou a conquista: “Esse momento representa mais um grande avanço no processo de qualificação e organização da Atenção Básica em nosso município. Com a informatização do trabalho em saúde, as equipes têm um ganho considerável em eficiência na rotina de trabalho e a população ganha no que diz respeito à confiabilidade no armazenamento de dados e agilidade no atendimento”, destacou.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é que o sistema esteja funcionando em todas as unidades de saúde da rede municipal até meados de novembro, prazo necessário para a conclusão do treinamento das equipes.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Município


  • Compartilhe: