OESTE: cresce o número de novos casos de Covid-19 na região

Publicado em: 01/12/2020

O crescente aumento no número de casos de Covid-19 acende o alerta em todo o sistema de saúde da Bahia.

Autoridades preocupadas
Em algumas áreas, as autoridades já cogitam a necessidade de um reforço na infraestrutura hospitalar, intensificação das ações de vigilância e até a retomada de restrições, hoje flexibilizadas.

Aumento generalizado
Seguindo uma tendência nacional, diversos municípios da região Oeste do estado, registraram um considerável aumento de novos casos positivos da Covid-19. Os boletins epidemiológicos divulgados pelas prefeituras apontam uma curva ascendente nos gráficos e dão indícios de uma ‘nova onda’.

Sinais de colapso
A Bahia inicia o mês de dezembro com mais de 11 mil casos ativos e mais de 8.200 óbitos consolidados. A taxa de ocupação dos leitos de UTI voltou a dar sinais de crescimento e aponta para uma possível crise no sistema. De acordo com dados divulgados pela Sesab, a Bahia fechou o mês de novembro com 68% de ocupação dos leitos de UTI; a mesma taxa da região Oeste.

Ao que tudo indica, para tentar frear o avanço do novo Coronavírus e amenizar os impactos da doença sobre a população, governantes e autoridades de saúde devem revisar os atuais parâmetros de flexibilização e voltar a adotar algumas medidas restritivas.


  • Compartilhe: