OESTE: por recomendação, municípios prorrogam decretos restritivos coletivamente

Publicado em: 07/8/2020

Ibotirama, Muquém do São Francisco, Morpará e outros municípios da região mantêm restrições

Decisão conjunta
Acatando à recomendação da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), em atendimento à solicitação do Ministério Público da Bahia (1ª e 8ª Promotorias de Justiça de Barreiras), prefeitos da região Oeste estarão estendendo as medidas restritivas do último decreto coletivo, publicado simultaneamente, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Cenário ainda requer cuidados
De acordo com a Suvisa, no atual cenário epidemiológico o abrandamento das medidas não é recomendado e pode levar ao avanço no número de casos. A recomendação é embasada em dados epidemiológicos.

Ocupação dos leitos de UTI
Para as autoridades em saúde, o isolamento social ainda é indispensável e a flexibilização só pode ser cogitada quando houver uma mudança no quadro epidemiológico dos municípios. A taxa de ocupação dos leitos de UTI passa de 60%.

Muquém do São Francisco
“As medidas, de forma isolada, não têm um papel tão efetivo na contenção da propagação do vírus, como se tomadas coletivamente, por isso vamos novamente acatar a sugestão do Ministério Público, em consonância com os demais municípios e, neste sentido, precisamos também da adesão da população. Além disso, não temos leitos de UTI disponíveis neste momento”, alerta a secretária de Saúde de Muquém do São Francisco, Inalda Leite.

Ibotirama
“Devido a gravidade sanitária vivida na região Oeste que coloca vidas em risco, a  orientação do Ministério Público é a de que renovemos o decreto por mais 15 dias, a fim de conter o número de casos”, diz o secretário de Saúde de Ibotirama, Dr. Ademilton Mendonça e acrescenta: “Embora toda e qualquer decisão possa abalar a economia local e regional, o gestor municipal tem o compromisso maior de preservar vidas”.

Segundo levantamentos, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério e Ibotirama são os municípios do Oeste com mais casos confirmados de Covid-19. Barreiras é o sexto no estado.

Dos 417 municípios da Bahia, somente 8 ainda não possuem casos confirmados.


  • Compartilhe: