SALVADOR: ações para diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero são intensificadas

Publicado em: 09/10/2020

Ações fazem parte da Campanha Outubro Rosa

Se cuide por você e por quem você ama. Esse é o mote da iniciativa promovida pelo 16º Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy, unidade administrada pela Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabamed), com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero. As atividades que serão intensificadas durante todo esse mês são alusivas ao Outubro Rosa.

Durante a estratégia serão ofertadas consultas médicas com mastologista e de enfermagem para exame clínico das mamas, além do encaminhamento de mulheres da faixa etária preconizada para realização de mamografias – de 50 a 69 anos de idade.

“Nossas equipes estarão atentas para fazer a busca ativa das pacientes que fazem parte da faixa etária preconizada para realização do rastreio do câncer de mama, ou seja, as mulheres que estiverem na unidade para realizar algum tipo de atendimento, serão identificadas pelos profissionais de saúde e encaminhadas para o agendamento da mamografia e preventivo”, destacou José Saturnino Rodrigues, superintendente da Fabamed.

Rede Municipal – Entre janeiro e agosto, a Secretaria Municipal da Saúde ofertou 93 mil exames de mamografia. Desse montante, 62 mil foram agendados e apenas 34 mil mulheres compareceram para realizar efetivamente o procedimento.

No mês de outubro, todas as 153 unidades básicas de saúde do município estarão realizando o agendamento para o exame. As interessadas podem marcar o exame de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 08 às 17 horas.

O câncer de mama já vitimou 178 mulheres na capital baiana de janeiro a setembro de 2020. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 35% nos óbitos, quando 276 pessoas faleceram em decorrência de complicações da doença.

Fonte: Golden Assessoria


  • Compartilhe: