SALVADOR: primeiras cirurgias bariátricas são realizadas no Hospital Municipal de Salvador

Publicado em: 17/12/2020

O Hospital Municipal de Salvador iniciou a realização de cirurgias bariátricas nesta quarta-feira (16). Duas pacientes – uma de 40 anos de idade e 110 quilos; outra com 34 anos e 99 quilos – foram submetidas ao procedimento conhecido como redução de estômago. Ambas seguem em observação na unidade hospitalar com o quadro clínico estável.

O projeto tem investimento de mais de R$ 4 milhões de reais por ano e capacidade mensal de realizar mais de 280 atendimentos, incluindo consultas pré e pós-operatórias feitas por equipe multidisciplinar (endocrinologista, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, dentre outros), bem como internamento e materiais cirúrgicos e medicamentos necessários à terapêutica.

Nesse início, serão disponibilizados 20 procedimentos cirúrgicos por mês na unidade hospitalar para pacientes que serão selecionados seguindo a lista da Central de Regulação.

“O Hospital Municipal de Salvador tem uma das melhores estruturas do país para realização desse procedimento. Aliado a implementação da oferta da cirurgia bariátrica, nossa equipe está se dedicando intensamente na construção de uma rede de atenção à saúde começando na atenção básica, com acompanhamento ambulatorial de pessoas com sobrepeso e obesidade, incluindo a integralidade da atenção para os casos mais críticos que requeiram o tratamento cirúrgico”, afirmou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

Na próxima sexta-feira (18), outras duas pacientes realizarão o procedimento cirúrgico no HMS.

Fonte: SMS de Salvador


  • Compartilhe: