SALVADOR: prontuário eletrônico foi implantado em todas as unidades de saúde

Publicado em: 24/12/2020

A partir de agora, todos as informações dos pacientes atendidos nas unidades básicas de saúde de Salvador – desde o nascimento, situação vacinal e procedimentos realizados -estarão disponíveis de forma digitalizada num banco de dados através do prontuário eletrônico, presente em 100% dos postos da rede municipal.

A implementação assegurada pela Secretaria Municipal da Saúde garantirá mais resolutividade na assistência aos pacientes, além de otimizar a gestão dos recursos aplicados nas políticas públicas do setor na capital baiana.

A utilização dessas informações sobre o paciente proporciona ainda o diagnóstico e tratamento adequado, impactando na produtividade da equipe, além de possibilitar o cruzamento de dados, antes impossível com o prontuário em formato impresso. Os registros ficam salvos por tempo indeterminado, sem ocupar espaço físico nas unidades de saúde.

“Nosso sistema permite um maior controle de doenças e agravos no município, para que os profissionais possam rapidamente perceber os pacientes que precisam de atenção. O equipamento é disponível para toda a rede, inclusive de vigilância à saúde, um exemplo claro são os pré-natais, caso a gestante falte a uma ocasião, o prontuário vai apontar, ela pode ser chamada ou uma equipe se deslocar, se for o caso”, explicou o secretário municipal da Saúde, Leo Prates.


  • Compartilhe: