Salvador

Prefeitura de Salvador entrega requalificação do CEO e USF Cachoeirinha

Publicado em: 21/5/2024

A partir desta terça-feira (21), a população da capital baiana receberá pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), duas Unidades de Saúde requalificadas. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a Unidade de Saúde da Família (USF) Fernando Filgueiras – Alto da Cachoeirinha, localizados no Cabula VI. As unidades foram entregues pela vice-prefeita e secretária da Saúde Ana Paula Matos nesta manhã.

A USF prestará assistência, prioritariamente, à população da área adstrita no Alto da Cachoeirinha/Cabula VI e adjacências, com aproximadamente 16.000 pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família. Além disso, ofertará serviços de atenção integral a saúde, desde o recém-nascido ao idoso, através de atendimento médico, enfermagem e odontológico.

As ações de saúde serão ofertadas integralmente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas, considerando no planejamento das ações prioritárias da Atenção Primária à Saúde, os determinantes e condicionantes de saúde prevalentes no território, incluindo o acompanhamento das condições como hipertensão arterial, diabetes mellitus, tuberculose, hanseníase e doença falciforme, além de oferta de vacinas para doenças imunoprevenívies.

O equipamento também dispõe de serviços como curativo, coleta de material para exames laboratoriais, realização de visita domiciliar, marcação de consulta para especialidades e exames, dispensação de medicamentos básicos, impressão de 2ª via do Cartão SUS, teste rápido de IST e de gravidez, além de avaliação das condicionalidades do Bolsa Família.

Equipes multidisciplinares atuarão nas unidades, formadas por cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal, enfermeira, técnico de enfermagem, médico generalista, agentes comunitários de saúde, técnico de laboratório, entre outros profissionais.

“Justamente por estarmos atentos às demandas da população, que, além de entregar novas unidades de saúde, como a USF Polêmica e Liberdade, PA Ilha de Maré, estamos requalificando as que já temos, garantindo uma boa estrutura para o cuidado e acolhimento das pessoas. Aqui teremos equipes completas para trazer, de fato, a saúde pública para onde mais precisa ”, destacou a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.

Já a estrutura do CEO tem capacidade para atender 1,3 mil usuários mensalmente e oferece as especialidades de periodontia, endodontia, cirurgia, prótese dentária e o serviço de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico de alterações de mucosa e do câncer de boca. Além disso, o serviço conta com o NAPES (Núcleo de Atendimento a Pacientes Especiais), fundamental para garantir o atendimento odontológico qualificado a todas pessoas com deficiência. Como parte da nova estruturação e qualificação, o serviço passa a contar com um aparelho de raio x panorâmico com alta tecnologia, que possibilita identificar problemas bucais de forma mais rápida e eficiente, garantindo um atendimento de qualidade para toda a população.


  • Compartilhe: