Salvador

Salvador realiza 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Salvador, no Centro de Convenções Municipal

Publicado em: 22/5/2024

Com o tema: “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Salvador (2ª CMGTES) foi aberta nesta segunda-feira (20), e continua até a próxima quarta-feira (22), no Centro de Convenções Municipal, na Boca do Rio. O evento tem como público-alvo gestores, prestadores de serviços de saúde, profissionais e usuários dos serviços de saúde pública da capital baiana.

A 2ªCMGTES corresponde à Etapa Municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, e deverá eleger representantes para discutir e eleger propostas na Conferência Nacional, que será realizada em Brasília-DF, no mês de dezembro.

Dentre os principais objetivos da Conferência, destaca-se os debates com enfoque na garantia dos direitos e na defesa do SUS, do trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático. Os participantes da 2ªCMGTES produzirão diretrizes para a formulação da Política Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, centrada nas demandas atuais das trabalhadoras e dos trabalhadores do SUS.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, discursou na abertura dos trabalhos. Ela exaltou os profissionais que militam pelo SUS em Salvador, e destacou a importância do Conselho Municipal de Saúde, bem como da realização da 2ª CMGETS. “Ao longo de pouco mais de um ano e meio, venho aprendendo com vocês, e lhes admirando cada vez mais, por essa contribuição social incomensurável para com o SUS no âmbito municipal, cuja maior riqueza são os profissionais que o fazem acontecer, de todas as categorias. Temos conquistado juntos muitas coisas importantes nesse último um ano de trabalho conjunto, mas ainda temos muito a fazer, e essa é uma oportunidade estratégica de união de esforços em prol da qualificação permanente e melhoria dos nossos fluxos e serviços”, declarou.

“Que de fato possamos construir potentes estratégias enquanto trabalhadores e gestão, usuários e toda a rede de garantia de direitos, que possamos consolidar de fato um SUS cada vez mais forte, e em parceria intersetorial com outras secretarias. Tivemos e temos muitas entregas a destacar, mas a mais importante é o compromisso em lutar pelo fortalecimento do SUS. De imediato temos a parceria, o trabalho conjunto, onde eu estiver me acionem, me demandem porque vocês terão sempre em mim uma defensora e uma aliada da rede SUS por todo o sempre”, acrescentou Ana Paula.

A 2ªCMGTES conta com 03 (três) etapas: I – Pré-conferências Distritais de Saúde, que elegeu representantes dos 12 Distritos Sanitários de Salvador para levar suas demandas para a Etapa Municipal; II – Plenárias de segmentos, com a finalidade de ampliar a participação; e, por fim, III – Monitoramento, que é o momento de acompanhar o planejamento e execução das propostas aprovadas.

A Comissão Organizadora da 2ªCMGTES é composta pelo Conselheiro Everaldo Alves de Oliveira Braga (SINDSEPS) – Presidente do Conselho Municipal de Saúde; Conselheira Edriene Barros Teixeira (SMS), Chefe de Gabinete da Secretária Municipal da Saúde como Coordenadora Geral, e Jaqueline Rodrigues Almeida Carvalho – Secretária-Executiva do CMS, e Secretária Geral da 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

Sobre o Conselho Municipal de Saúde de Salvador – Composto por entidades representativas de segmentos de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores do SUS, o Conselho Municipal de Saúde de Salvador (CMSSSA) é fórum deliberativo para políticas públicas de saúde em Salvador.


  • Compartilhe: