SANTA RITA DE CASSIA: gravidez na adolescência é tema de palestras

Publicado em: 20/2/2019

As palestras sobre a prevenção de gravidez na adolescência e como se proteger das doenças sexualmente transmissíveis estão sendo promovidas, nas escolas, pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência da Assistência Social (Cras) com a participação de equipe técnica composta por psicóloga, médica e a assistente social.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a gravidez precoce é motivo de preocupação em função das consequências devastadoras tanto para o desenvolvimento da mãe, quanto da criança. A gravidez na adolescência envolve ainda aspectos físicos, emocionais e sociais.

Alguns especialistas afirmam que, quando realiza palestras nas escolas promovendo  explicações e ações de formação sobre educação sexual, há uma baixa probabilidade de gravidez precoce e pequeno índice de doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social do Município, a maioria das adolescentes que engravida geralmente abandona os estudos para cuidar do filho, o que aumenta os riscos de desemprego e dependência dos familiares. Além disso, elas têm dificuldades em se relacionar com outro parceiro devido ao fato de serem mães solteiras, quando o parceiro a abandona após a gravidez, por isso está realizando as palestras.

Com informações da Ascom do Município

  • Compartilhe: