1,3 tonelada de resíduos das eleições 2020 vai para cooperativas de reciclagem

Publicado em: 10/2/2021

O Núcleo de Plano de Logística Sustentável do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (PLAS/TRE-BA) realizou o descarte de mais de uma tonelada de resíduos provenientes das Eleições Municipais de 2020, em Salvador. Ao todo, 1.301 quilos de materiais foram destinados às cooperativas parceiras do Programa Recicle Já Bahia.

De acordo com o núcleo, essa quantidade de materiais doados é referente aos meses de novembro e dezembro, correspondendo apenas a uma parte do papelão doado, proveniente das embalagens que acondicionavam os EPIs distribuídos na capital. Dentre os resíduos estavam caixas de papelão, que acondicionavam álcool 70% em gel e em líquido; face shields; máscaras; cartazes e adesivos que orientavam acerca do distanciamento social.

No entanto, conforme Marco André Carneiro Lima, assistente do PLAS, a doação foi maior, mas nem tudo foi pesado antes de ser encaminhado. “Devido à dinâmica de preparação dos materiais, nem sempre é possível quantificar tudo que é entregue às cooperativas participantes do Programa Recicle Já Bahia, do qual o TRE-BA é participante. Apesar de não ter sido medido, posso afirmar que todo o resíduo reciclável originado de embalagens de EPIs e de outros materiais utilizados na eleição em Salvador foi destinado à reciclagem”, explicou.

Ao longo deste ano, a intenção do PLAS é implantar a coleta seletiva em outros municípios baianos para que as demais Zonas Eleitorais possam destinar seus resíduos reutilizáveis adequadamente. “Ainda não recolhemos materiais recicláveis no interior do estado, mas alguns colegas têm nos procurado em busca de orientações e a nossa intenção é implantar esta ação ao longo de 2021. Já foram adquiridos e iremos instalar, nos próximos dias, novos coletores de material reciclável no Anexo 2 do Regional e iniciaremos a coleta seletiva no Centro de Apoio Técnico (CAT), em Porto Seco Pirajá. Ao depositarem os resíduos de plástico, papéis e metais nos coletores instalados em diversos pontos do edifício-sede e nos edifícios anexos, os colegas estarão colaborando com a preservação do meio ambiente e com a geração de renda para as famílias dos catadores cooperados”, acrescentou.

Recicle Já Bahia

Trata-se de um projeto sócio-institucional implantado em 1999, em parceria com a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia – SUCAB, com o objetivo de coletar seletivamente e destinar a cooperativas credenciadas, observada escala de revezamento, os resíduos gerados por repartições públicas situadas em Salvador e Região Metropolitana.

Em 2020 o TRE-BA encaminhou para a reciclagem, através do Programa Recicle Já Bahia, 5.237 kg de papel e papelão, 14,7 kg de plástico, 382 kg de resíduos de informática, 736 lâmpadas e 750 cartuchos de impressora.

Fonte: TRE-BA


  • Compartilhe: