SAÚDE

16º Centro de Saúde do Pau Miúdo realiza teste rápido para zika, dengue e chikungunya

Publicado em: 02/8/2021

Resultado do exame é emitido em até 30 minutos

Para garantir mais agilidade do diagnóstico de dengue, zika e chikungunya para os pacientes que apresentam os sintomas dos agravos, o setor de urgência e emergência do 16º Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy, no Pau Miúdo, unidade administrada pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde – Fabamed, realiza testes rápidos de arboviroses com resultados emitidos em até 30 minutos.

Os exames são realizados em pessoas que dão entrada na unidade apresentando sinais como: febre, dores nas articulações ou na parte de trás dos olhos. Em caso de resultado positivo para um dos casos, o paciente inicia o tratamento e, se necessário, é encaminhado para internação. Além do diagnóstico ágil, a iniciativa auxilia na triagem de pacientes com suspeita da covid-19, uma vez que alguns sintomas são semelhantes.

Toda equipe assistencial da unidade passou por uma capacitação avançada para a realização do exame. “É uma implementação importante para assegurar agilidade e eficácia na assistência aos pacientes com arboviroses. O exame possibilita o encaminhamento rápido desses indivíduos ao tratamento e, nesse momento pandêmico, ajuda as equipes de saúde na triagem dos pacientes com suspeita de Covid-19”, destacou Zorilmar Teixeira, administradora do 16º Centro de Saúde.

A unidade de urgência e emergência do 16º Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy funciona de forma ininterrupta, sete dias da semana – inclusive finais de semana e feriados -, em regime 24 horas. Os atendimentos acontecem por classificação de risco, ou seja, os pacientes com quadro clínico mais grave têm prioridade no acolhimento.

 

 

Fonte: Golden Assessoria


  • Compartilhe: