“A solidariedade não tira férias”: Hemoba promove campanha de verão para suprir estoque de sangue

Publicado em: 16/1/2024

Diante do estoque crítico de sangue no início de 2024, a Hemoba promove a campanha de verão “A solidariedade não tira férias” nas redes sociais para mobilizar doadores neste período do ano. No momento, os tipos sanguíneos A-, O- e O+ estão abaixo do nível desejável para atender a necessidade da rede SUS na Bahia.

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue. No verão, há uma queda no número de doadores influenciada pelas férias escolares e viagens. Além disso, tem aumentado a demanda de hemocomponentes nas unidades hospitalares após a pandemia da Covid-19 e a inauguração de novos centros de atendimentos de saúde.

Há, também, uma preocupação com o maior fluxo de turistas e de tráfego nas estradas, que cresce o risco de acidentes de trânsito e, por consequência, pode aumentar a necessidade por transfusão. Uma bolsa de sangue pode servir para até quatro pacientes adultos.

O sangue doado é utilizado em diversos tratamentos, como de lesões graves, câncer ou outras doenças e diferentes tipos de cirurgias. A fundação tem ampliado o trabalho de captação de doadores, principalmente de grupos organizados de instituições e convidados voluntários à doação através de seus canais nas redes sociais.

Para Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Hemoba, o ideal é ter um número regular de doadores para manter o estoque de sangue em nível seguro, mas nem sempre isso possível. “Apesar da coleta de sangue na Hemoba está ocorrendo dentro do previsto para este período, a retomada do funcionamento normal das atividades dos hospitais e da cidade em geral, após as festas de fim de ano, tem afetado o estoque de bolsas de sangue”, avalia. A quem deseja tornar-se doador regular, os homens podem doar até quatro vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, e as mulheres podem doar até três vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.

Unidades de atendimento

Nesta semana, em Salvador, as unidades móveis de coleta (hemóveis) estão no Salvador Shopping, de 15 a 19/01, e no Shopping Bela Vista, de 17 a 20/01, no período de 8h às 17h, com intervalo para almoço. Já as unidades fixas da Hemoba têm o seguinte horário de atendimento: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e, aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, consulte o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por, pelo menos, duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por, no mínimo, seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas quatro horas anteriores ao procedimento.

Todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando, assim, o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.


  • Compartilhe: