RELEVANTE

Ações educativas da PRF são realizadas em todo o estado; fiscalização continua

Publicado em: 24/9/2021

A Polícia Rodoviária Federal na Bahia promove desde o último sábado (18) ações educativas e interativas alusivas a Semana Nacional de Trânsito 2021.

O principal objetivo da instituição, durante os sete dias de atividades, é o de conscientizar a sociedade a tornar o trânsito mais seguro, internalizando valores que contribuam com ações e comportamentos de valorização da vida.

As equipes estão mobilizadas em todas as regiões do estado e trazendo orientações para que os diversos atores do trânsito sejam eles condutores, passageiros, ciclistas ou pedestres adotem atitudes prudentes no trânsito.

Também estão sendo visitados estabelecimentos de ensino do Projeto Educar PRF para um bate-papo com os alunos sobre as leis de trânsito e sobre questões relativas a segurança e também prevenção de acidentes, pois a educação para o trânsito é fundamental na formação das crianças e adolescentes, pois abrange um ‘leque’ de princípios éticos que irão balizar o comportamento das futuras gerações de condutores.

Aliado as atividades de fiscalização, motoristas, motociclistas, passageiros e ciclistas são convidados a assistir mini-palestras com temas variados, onde os participantes recebem dicas de segurança e são exibidos vídeos que apresentam comportamentos inadequados no trânsito e as graves consequências dessas condutas.

Também estão sendo divulgados nas redes sociais e no portal institucional os materiais ilustrativos como cards e vídeos da Campanha Educativa de Trânsito de 2021.

Dentre as ações, foi realizado ontem (22) uma live com Agentes de Trânsito de Itapetinga  e a participação da SMTT de Itaberaba; Jacobina; Caetité e Itororó,  além de representantes da sociedade civil. No total 44 pessoas participaram. Muitas dessas atividades acontecem de forma conjunta com os demais órgãos de trânsito, forças policiais e instituições parceiras, a exemplo do SEST/SENAT que está promovendo um momento de promoção da saúde, com a realização diversos tipos de avaliações e exames, como a pesquisa de doenças preexistentes, aferição de pressão arterial, níveis de glicose, cálculo IMC, acuidade visual e auditiva, higiene bucal, massagem e orientação postural.

A Semana Nacional de Trânsito, comemorada anualmente de 18 a 25 de setembro, é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e para este ano, o tema escolhido pelo CONTRAN é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, que visa a preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito.

 

 

Fonte: PRF-BA


  • Compartilhe: