ECONOMIA

Área plantada de algodão tem redução na Bahia

Publicado em: 14/6/2021

Segundo maior produtor de algodão no Brasil, o estado da Bahia apresenta redução na área plantada para a safra 2020/2021, com 269,2 mil hectares semeados contra 313,7 mil hectares da temporada anterior. Os dados são do Boletim do 9º Levantamento da Safra de Grãos, publicado nesta quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O panorama completo da produção de algodão e outras culturas, na Bahia e em todo o Brasil, está disponível no site da Conab e os comentários dos técnicos responsáveis pelo estudo podem ser acompanhados pelo canal da Conab no YouTube.

A redução observada na safra de algodão é consequência da retração do mercado ocorrida durante a pandemia de Covid-19, que provocou a paralisação das vendas. Somado a isso, o combate do bicudo do algodoeiro causou a erradicação de lavouras de segundo ciclo no centro-norte baiano, de acordo com o plano de defesa agropecuária local.

Atualmente, mais da metade das lavouras está em fase de abertura e maturação de capulho, e as operações de dessecamento já foram iniciadas. Espera-se o início da sega para a primeira quinzena de junho, com estimativa de produção de 1,27 milhão de toneladas de algodão em caroço ou 507,7 mil toneladas de algodão em pluma.

Clima – Com boa ocorrência de chuvas durante fevereiro e março, o solo acumulou níveis satisfatórios de umidade. Dessa forma, as lavouras de algodão seguem apresentando bom desenvolvimento. Vale ressaltar que quase 18% das áreas destinadas à cotonicultura na Bahia contam com sistema de irrigação complementar, amenizando eventuais períodos de estiagem.

 

Conab


  • Compartilhe: