Bahia acerta parceria para usinas de açúcar e álcool

Publicado em: 29/3/2019

Um novo investimento promete consagrar a Bahia como líder no setor de açúcar e álcool no país. As contas do governo baiano, com base no protocolo de intenções assinado e na confirmação de interesse de investidores chineses, preveem injetar no setor mais R$ 2 bilhões. Nesta quinta-feira (28), o vice-governador João Leão, também secretário de Desenvolvimento Econômico, esteve na embaixada da China e no Ministério da Agricultura para dar agilidade na concretização das novas usinas no estado. O mapa onde elas serão implantadas já está traçado, é na região do São Francisco, oeste da Bahia.

“A grande produtividade baiana de cana de açúcar, 320/350 toneladas por hectare, hoje é a maior do Brasil. Temos todo potencial e saímos na frente na atração de novas usinas”, disse Leão ao lembrar que a parceria entre Bahia e China está além da implantação da Ponte Salvador-Itaparica, do VLT de Salvador e da Ferrovia de Integração Oeste Leste.

Em reunião almoço com a ministra Conselheira da China, Xia Xiaoling, Leão detalhou as informações sobre o complexo sucroalcooleiro baiano, em processo de implantação. Antes, pela manhã, o vice-governador sentou com a equipe do Ministério da Agricultura: secretário de inovação desenvolvimento rural e irrigação, Fernando Camargo, o coordenador da área de açúcar e energia, Cid Caldas, o diretor de irrigação, Luiz Cláudio e o coordenador de produção animal, André Brugnara.

“A Bahia não perde tempo. Já saímos na frente e vamos chegar a China com a nossa produção”, calculou João Leão. A referência do gestor é com base no protocolo assinado em outubro de 2018. A primeira usina do complexo sucroalcooleiro começou a ser erguida com investimento de R$ 107 milhões, previsão de 200 empregos diretos e mais de 6 mil indiretos. Novas unidades vão chegar nos próximos meses para completar o mapa e consolidar o complexo.

 

Fonte: Ascom/SDE

 


  • Compartilhe: