OESTE

BARREIRAS: 1ª Diretoria do Conselho Municipal da Pessoa Idosa é empossada

Publicado em: 09/8/2021

Criado oficialmente em outubro de 2019, o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Barreiras teve, na manhã desta sexta-feira (6), a solenidade de posse da sua primeira diretoria. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, secretária de Assistência Social e Trabalho, Karlúcia Macêdo, primeira-dama, Marisete Bastos, vereadora Silma Alves – autora do projeto de Lei de criação – e dos 10 conselheiros empossados.

“O Conselho vai dar voz para quem, no dia a dia, labuta e defende as causas da pessoa idosa. Precisamos avançar para que esta cidade esteja preparada para o futuro das pessoas e, definitivamente, transformarmos o termo “terceira idade” para “melhor idade’”, destacou o vice-prefeito ao empossar os conselheiros. Destes, cinco representantes da sociedade civil, por meio de instituições de apoio ao idoso e os outros cinco, da esfera governamental.

Ao assumir a presidência, Zelimar Castilho, demonstrou a preocupação em avançar na proteção e apoio às pessoas idosas. “ Quero, junto com nossos colegas das instituições, tornar a vida dos idosos melhor, mais alegre, respeitando suas experiências de vida e aprendendo com elas”, disse. Assim como a presidente que permanecerá no mandato por dois anos, a conselheira representante da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Maria Aparecida expôs sua expectativa com o novo espaço de apoio “Nós realizamos a capacitação de multiplicadores que lidam com os idosos, o Conselho chega para promover a união das instituições e garantir um cuidado ainda maior”.

Para a secretária Karlúcia Macêdo o Conselho da Pessoa Idosa será fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas ao segmento em questão. “A gente quer um Conselho ativo, participativo. Queremos a construção coletiva de uma história melhor para nossos idosos, com políticas públicas eficientes e assertivas”. Após o discurso, a posse dos conselheiros e suplentes foi oficializada pelo vice-prefeito Emerson Cardoso, diante de convidados e dos vereadores Rider Castro, Tetéia Chaves, Carmélia da Mata, Alcione Rodrigues, João Felipe, Valdimiro José, Hipólito dos Passos e Yuri Ramon.

Compõem o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Barreiras os representantes do Poder Público Municipal pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho: Eliana Araújo (titular) e Pedrita Ribeiro (suplente); Secretaria Educação, Esporte, Lazer e Cultura: Zelimar Castilho (titular) e Zilmar Alves (suplente); Secretaria de Agricultura e TecnologiaNeymar Mármore (titular) e Dedic Santos (suplente) e da Secretária de saúde: Fernanda Gomes (titular) e Edinélia de Oliveira (suplente); Procuradoria Geral do município de Barreiras: Tamires Pereira (Titular) Felipe Cézar Porto (suplente).

Conselheiros Representantes da Sociedade Civil – Associação Esperança: Nívia Sousa Almeida (titular) e Marcos Alberto Minho (suplente); Cáritas Diocesana de Barreiras – Abrigo dos Idosos: Francisca de Fátima (titular) e Danilo Grindatto (suplente); Instituto Federal da Bahia: Edjany Nascimento (titular) e Núbia Oliveira (suplente); Pastoral da Pessoa Idosa de Barreiras: Maria Aparecida da Costa (titular) e Marilda Regis Couto (suplente) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barreiras: Pedro Nepomuceno (titular) e Maria Barbosa da Silva (suplente).

 

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: