MUNICÍPIOS

BARREIRAS: agricultores familiares recebem kits de irrigação

Publicado em: 14/3/2022

Dez equipamentos foram entregues nesta etapa

A parceria entre a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Agricultura e Tecnologia com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) rendeu, mais uma vez, a entrega de kits de irrigação por gotejamento a agricultores das localidades de Boa Vista, Km 32, Ilha da Liberdade, Assentamento Santa Rita e Mata do Puba. Um total de 10 equipamentos foram entregues aos trabalhadores rurais que plantam em média, meio hectare e cultivam folhosas, frutas e legumes.

Nesta segunda-feira (14), os agricultores das localidades selecionadas receberam os equipamentos durante cerimônia realizada na sede da Secretaria de Agricultura e Tecnologia. Este é o terceiro ano da parceria que já garantiu um total de 33 kits a agricultores de Barreiras. “Aliado ao fornecimento de calcário, horas máquina e assistência técnica que a secretaria garante aos produtores, por meio do Programa Vale Produtivo, estes kits são uma importante ferramenta que têm melhorado a vida do homem do campo. É notório o aumento da produtividade e da qualidade dos itens produzidos”, destaca o secretário de Agricultura, José Marques.

Para a presidente do Assentamento Santa Rita, Eleni Pereira da Silva, os kits, além de favorecerem colheitas melhores, impulsionaram novas opções de trabalho. “Formamos um grupo de oito mulheres e apostamos no plantio da pimenta malagueta que depois de colhida será processada e transformada em conserva. A Secretaria de Agricultura está nos dando todo o apoio técnico para isso”, disse. Já o agricultor Jacinto Oliveira Filho da Fazenda Boa Vista comemora a chegada do kit e já pensa em aumentar a área de plantio de tomate e pimentão.

“Tenho oito mil pés de tomate e dois mil pés de pimentão, todos ainda pequenos. Mas, outros dois mil pés de tomate estão em fase de colheita, faço a irrigação improvisada com mangueiras e um motor, agora, com o kit, poderei expandir minha área que hoje é de dois hectares”. Ele emprega quatro funcionários que ajudam na manutenção das lavouras e também conta com a assistência da Secretaria de Agricultura com o Programa Vale Produtivo.

 

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: