BARREIRAS: albergue São José recebe palestra sobre saúde bucal

Publicado em: 11/7/2020

Para falar sobre saúde e cuidados com higienização bucal, a Prefeitura de Barreiras, por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social e Trabalho, promoveu nesta manhã de quinta-feira (09), no Albergue São José, a palestra educativa “Educação em Saúde Bucal”. Em um bate-papo descontraído foram apresentadas informações básicas e procedimentos diários de escovação, prevenção de doenças e cuidados com a boca.

Sentados na área externa e obedecendo todas as medidas protetivas contra a proliferação da Covid-19, como uso de máscaras e álcool em gel, os 14 abrigados interagiram com o odontólogo Dr. Nilton Garcia, que atende na Unidade Móvel de Odontologia. Ele citou os problemas mais comuns na boca, entre eles, cárie, gengivite e periodontite, ressaltando que a prevenção é a melhor maneira de evitar doenças e garantir um sorriso bonito. “Quero compartilhar conhecimentos que possam ser repassados a outras pessoas, e que tudo que aprenderem aqui, possam ensinar lá fora, pois a nossa saúde começa pela boca. E além disso, orientar que estudos comprovam que o simples gesto de escovar os dentes após as refeições, antes de dormir e ao acordar, diminui em 70% os riscos de cáries e outras doenças”, afirmou Dr. Nilton.

O ajudante de serviços gerais, Eduardo Batista de 45 anos, natural de Brasília que chegou à Barreiras em busca de emprego e aguarda oportunidade no Albergue, elogiou a palestra. “Me senti muito à vontade para tirar dúvidas, falar sobre a higienização dos dentes mesmo quando estamos em situação de rua. Sei que nessa época de pandemia tudo é mais difícil, mas aqui no Albergue São José estamos tendo total apoio para realizar alimentação, higiene e agora assistir as palestras”, disse Eduardo.

Durante a palestra, a secretária de assistência social, Adriana Batista acompanhada da coordenadora do albergue, Tehônya Lanusa chamou atenção para as informações da palestra e do acompanhamento que estará sendo disponibilizado aos atendidos. “Todo momento é hora de aprender e reaprender. Aqui poderemos tirar dúvidas, aprender a fazer uma higiene adequada da boca e prevenir doenças adquiridas principalmente por bactérias. Vamos cadastrar os demandatários que necessitarem de atendimento odontológico e posteriormente encaminhar para o tratamento, buscando sempre proporcionar momentos de interatividade, aprendizagem e acima de tudo, humanização dos serviços”, pontuou a secretária.

Após a palestra, foram distribuídos kits de higiene bucal contendo escova, pasta e fio dental. Todos os demandatários passaram pela avaliação odontológica, e conforme as necessidades serão encaminhados para a Unidade de Saúde mais próxima ou Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município.

Fonte: PMB


  • Compartilhe: