COVID-19

BARREIRAS: busca ativa para vacinar pessoas em situação de rua

Publicado em: 19/7/2021

Um dos públicos mais vulneráveis neste período de pandemia é o das pessoas em situação de rua. Considerando esse desafio, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, realizou busca ativa através das equipes do Programa Municipal de Imunização com o objetivo de ampliar a vacinação das pessoas em situação de rua, na manhã deste domingo, 18.

Acompanhados do secretário municipal de saúde, Melchisedec Alves, os vacinadores percorreram as praças, marquises e ruas da cidade desde às 06hs. Foram imunizadas 20 pessoas, com a vacina da Janssen, que é de dose única, excedente do lote utilizado no grupo dos trabalhadores da limpeza pública.

“Entendemos a dificuldade em encontrar e triar as pessoas que estão nesta situação, muitos estão na cidade de passagem e outros não procuram os serviços assistenciais. Por isso, a vacina de dose única é a melhor estratégia para evitar o contágio e disseminação do novo coronavírus”, destacou Melchisedec Alves.

A abordagem contou com o apoio do Projeto Cirineu, que desde maio de 2017 desenvolve atividades solidárias, especialmente servindo café da manhã para a população em situação de rua, aos domingos. O projeto é baseado na Igreja Adventista Central de Barreiras e conta também com a colaboração de pessoas de outras denominações religiosas, dentre eles Evanilda Ribeiro, Nicia de Andrade, Cleuber Abdallah, Melchisedec Neves e Iza Araújo.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Renata Queiroz, em junho, a Prefeitura já realizou a vacinação das pessoas em situação de rua que são demandatárias  do Centro Pop, Albergue São José, casas de passagem e centros de reabilitação. Naquela etapa, eles receberam a vacina de Oxford/AstraZeneca.

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: