OESTE

BARREIRAS: “Dia D” marca a Semana Branca da Odontologia

Publicado em: 28/9/2021

Em comemoração à “Semana Branca da Odontologia”, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Saúde, realizou diversas ações nas Unidades de Saúde do município e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Entre os dias 20 e 24 de setembro, mais de 250 procedimentos foram realizados na área da endodontia, e ainda 134 procedimentos de odontopediatria foram realizados no CEO.

Neste sábado (25), foi realizado o “Dia D” da Semana Branca, e uma megaestrutura foi montada no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreirinhas, para atender a população e pacientes já pré-agendados que tiveram a oportunidade de passar pelo clínico especialista em odontologia, também realização de procedimentos como restauração, extração, limpeza e avaliação de lesões suspeitas na cavidade bucal com especialista.

Com o objetivo de incentivar a prevenção e promover o diagnóstico precoce das doenças odontológicas, mais de 500 procedimentos odontológicos foram realizados no Dia D. A primeira-dama do município, Marisete Bastos, vice-prefeito Emerson Cardoso, secretário de saúde Melchisedec Neves e a subsecretária Jamile Rodrigues acompanharam de perto os atendimentos odontológicos na rede municipal.

Yasmim Gabriele, moradora do bairro Vila Brasil, passou pelo atendimento de limpeza. “Cuidar da saúde da boca é fundamental, por isso hoje vim fazer uma avaliação e ainda bem que precisei somente da limpeza. Gostei bastante do atendimento”, disse.

Conforme a coordenadora de saúde bucal do município, Érika Martins, durante a Semana Branca foram intensificadas as ações já realizadas ao longo do ano no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, com as demandas referenciadas pela Atenção Básica do município e atendimento nas especialidades de cirurgia oral, periodontia, atendimento de pacientes especiais para o público infantil e adulto e principalmente na endodontia e odontopediatria.

“A saúde bucal é um direito de todos, nessa perspectiva realizamos diversos procedimentos na sede do CEO além das Unidades de Saúde, ofertando esses atendimentos essenciais no cuidado com a higiene bucal. Durante essa Semana Branca reduzimos consideravelmente a demanda reprimida devido à pandemia da Covid-19 nas especialidades de endodontia e odontopediatria. Todos os pacientes que passaram pela consulta ou que realizaram procedimentos mais complexos foram medicados e ainda receberam o kit de higiene bucal, contendo creme dental, escova e fio-dental”, destacou Érika Martins.

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: