MUNICÍPIOS

BARREIRAS: Dia Mundial da Água tem programação na praça

Publicado em: 23/3/2022

Estudantes e população participaram das ações

Chamar a atenção para a preservação dos recursos hídricos é o foco da programação elaborada pela Prefeitura de Barreiras e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para a Semana da Água. A abertura, nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, reuniu na Praça Castro Alves, no centro de Barreiras, 200 estudantes do Colégio Municipal Costa Borges e do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (Cetep) para uma série de atividades socioambientais, sob o tema do evento “Água: Quem cuida, faz uso sustentável”.

Para o técnico da área de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ronaldo Ursulino, a sociedade precisa participar, junto com o poder público, dos cuidados aos recursos hídricos. “Trata-se de uma ação coletiva que precisa ser posta em prática com iniciativas simples de preservação como manter as margens dos rios protegidas e fazer as ligações do esgoto doméstico à rede coletora para evitar danos ao solo e à água. Então, esta mobilização e toda a programação do Dia Mundial da Água tem esta finalidade”, disse.

Os alunos e as pessoas que passaram pela Praça Castro Alves puderam conhecer mais sobre o Programa de Recuperação de Nascentes de Barreiras por meio da maquete de uma nascente já recuperada levada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Também foram distribuídas 150 mudas de ipê rosa, ipê amarelo do cerrado, ipê mirim, oiti, moringa e jacarandá do cerrado. Todas produzidas a partir da coleta de sementes no cerrado e cultivadas no viveiro municipal. A equipe da Embasa integrou a ação com a distribuição de squeezes, palestras educativas e de um jogo de tabuleiro interativo com perguntas e respostas relacionadas às questões ambientais.

A estudante do 2º ano do Ensino Médio do Cetep, Loyane Lopes acompanhou as atividades e destacou o que mais chamou atenção. “Vim porque o professor da disciplina de Gestão Socioambiental incentivou que participássemos, e achei incrível o projeto de recuperação porque mostra a importância de a gente reconstruir o que estamos destruindo”, destacou.

Concurso de fotografia – No Dia Mundial da Água foi aberta a votação popular do concurso de fotografia, evento que integra a programação, com as cinco fotografias, de um total de 54 inscritas pelos estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. O resultado será divulgado na sexta-feira (25). Para o gerente regional da Embasa, Lucas Araújo, o evento já tradicional em Barreiras vai ajudar a reforçar a importância do uso consciente da água por meio das fotografias e da mobilização junto aos estudantes.

A votação está disponível no site oficial da Prefeitura de Barreiras https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKe32lho2cY4ewMPd_NGa7CeBafX0LYmPh_i7RXCr460Ih5g/viewform

 

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: