MUNICÍPIOS

BARREIRAS: força-tarefa auxilia moradores em áreas alagadas

Publicado em: 27/12/2021

Desde a semana passada chove forte em todo Estado da Bahia, conforme a Defesa Civil Municipal, somente nesta sexta-feira e sábado (24 e 25), choveu na região Oeste mais de 300 mm. Com a intensidade das chuvas, neste domingo (26) o Córrego Ribeirão transbordou, provocando alagamentos no início da Rua Barão de Cotegipe e parte das ruas Iazinha Pamplona, Ciro Pedrosa e José Antônio do Carmo, no bairro Morada da Lua de Baixo.

O prefeito Zito Barbosa esteve no bairro acompanhando os trabalhos de apoio às famílias e tranquilizou os moradores ofertando todos os serviços da esfera municipal, acompanhado do vice-prefeito Emerson Cardoso; do subsecretário de segurança cidadã e trânsito, Cristiano Rans; do coordenador da Defesa Civil, Tiago Cleber; também do secretário de Infraestrutura, João Sá Teles; secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior; de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto de Carvalho; da subsecretária de Educação, Cátia Alencar; bem como da equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, que realizaram cadastramento das famílias que ficaram desabrigadas e que no momento precisaram de atenção.

A atenção aos moradores foi coordenada pela Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito e contou com as equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e COOTRANS, além do Corpo de Bombeiros e equipes da Coelba que atuaram desligando os padrões de residências. “Estamos passando por um momento de alerta, as fortes chuvas que se concentram na região Oeste e aqui em Barreiras pode trazer intercorrências em alguns pontos específicos da cidade o que necessita de cuidados adicionais. A Prefeitura esteve neste domingo com todas as equipes mobilizadas na assistência e no apoio às famílias afetadas na Morada da Lua, com caminhões guinchos para remover veículo, caçambas e todo nosso efetivo dando apoio às famílias, com o apoio constante do Corpo de Bombeiros”, disse Junior Sampaio, secretário de Segurança Cidadã e Trânsito.

Ainda conforme a Defesa Civil, a previsão é que a chuva continue intensa na região até a próxima quarta-feira (29). A Prefeitura de Barreiras disponibilizou neste momento, o Colégio Municipal Padre Vieira para as famílias que precisaram ser retiradas devido o alagamento, e que necessitam de abrigo. Caçambas, tratores e caminhões estão sendo utilizados para fazer essa remoção e a retirada dos móveis e objetos em segurança.

“Nosso cuidado com a população é constante e estamos aqui acompanhando de perto para dar todo o apoio que essas pessoas precisam. Como sempre os fenômenos da natureza são inesperados, por isso precisamos agir com prontidão e solidariedade como forma de minimizar os transtornos ocasionado em decorrência das fortes chuvas que atingem nosso estado e a nossa região, por isso, estamos aqui presente neste ponto específico da cidade oferecendo todo apoio e serviços necessários para os atingidos neste momento. As famílias que precisarem ser relocadas estão sendo amparadas temporariamente em áreas seguras e todo o serviço de assistência social está sendo disponibilizado. Nossas equipes de infraestrutura também estão em campo fazendo o levantamento das intervenções que precisam ser feitas”, destacou o prefeito Zito Barbosa.

 

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: