OESTE

BARREIRAS: iniciada a vacinação contra a raiva para cães e gatos

Publicado em: 19/8/2021

Com data de início estabelecida para a próxima sexta-feira, 20, a Prefeitura de Barreiras iniciou nesta terça-feira (17), a vacinação antirrábica destinada a imunizar cães e gatos. Até 28 de setembro os donos de animais poderão garantir a vacina em um dos postos volantes disponíveis nos bairros da cidade e que podem ser conferidos no site oficial de Barreiras, por meio do link https://barreiras.ba.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/campanha-antirrabica-2021-ok.pdf. Devido à pandemia da Covid-19, este ano não terá o dia “D” da vacinação.

Na zona rural, a imunização também já está sendo realizada pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses. A meta para Barreiras é vacinar 22.567 cães e 4.051 gatos somando a zona rural e urbana. Não há contraindicação para aplicação da vacina, porém, deve-se evitar superdosagens ou dosagens fora do indicado pelo laboratório, assim como não há restrição em animais prenhes, entretanto, aconselha-se cuidar das fêmeas gestantes, principalmente no último terço da gestação para evitar abortos.

“Pedimos que o animal seja levado por um adulto, na guia e com o cartão de vacina. No caso de cães que estejam recebendo a imunização pela primeira vez, ela deverá ser repetida após trinta dias”, orienta o coordenador de zoonoses, Dorimar Almeida. O horário da vacinação é das 8h às 17h.

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: