OESTE

BARREIRAS: iniciadas as aulas presenciais da rede municipal para o Ensino Fundamental I

Publicado em: 10/9/2021

Após um ano e meio sem aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, retornou nesta quarta-feira (8), com as aulas presenciais da rede municipal de maneira híbrida. Todas as 74 escolas municipais foram preparadas de acordo com os protocolos sanitários estabelecidos, respeitando o distanciamento social, aferição de temperatura, uso de máscaras e outras medidas protetivas.

A secretária de educação Gabriela Nogueira, acompanhada do vice-prefeito Emerson Cardoso, da subsecretária Cátia Alencar e da diretora pedagógica Aldeci Queiroz, visitou algumas unidades escolares dando boas-vindas aos estudantes dessa primeira etapa que contempla estudantes do Ensino Fundamental I. Na próxima segunda-feira (13), será a vez dos estudantes que estão nos anos finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), já no dia 20 de setembro todos os matriculados na Educação Infantil.

De acordo com Gabriela Nogueira, para esse primeiro retorno é esperado cerca de 9.960 estudantes da cidade e da zona rural. Para o retorno das aulas do Ensino Fundamental II é esperado aproximadamente 9.060 estudantes e 1.080 estudantes da EJA. Já para a Educação Infantil a estimativa é que mais de 4 mil alunos retornem às aulas presenciais.

“Hoje é um dia de alegria para todos, essa rotina do vai e vem dos estudantes nas escolas era o desejo da gestão municipal e estamos retomando seguindo criteriosamente as normas sanitárias. Iremos trabalhar com o sistema híbrido escalonado, ou seja, a turma será dividida em 50% em dias alternados, quando os alunos não estiverem presencialmente na escola receberão as atividades remotas e organizadas pelo professor”, enfatizou a secretária.

Reforçando a orientação desse retorno das aulas no sistema híbrido escalonado, a Secretaria de Educação disponibilizou cartilhas orientativas para os alunos e pais com exemplos de medidas protetivas de combate à Covid-19 que devem ser seguidas nos dias de aula. A diretora da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, localizada em Barreirinhas, destacou a importância desse retorno e da atenção ainda na recepção com cada turma.

“A nossa expectativa é a melhor para esse momento, a alegria desse retorno contagia a todos. Ao chegar à escola é feita a aferição de temperatura de cada estudante e a orientação do uso obrigatório da máscara. A partir da próxima segunda-feira estaremos também recebendo de braços abertos os estudantes do Ensino Fundamental II seguindo todos os protocolos estabelecidos, tanto na sala de aula, quanto no pátio e no refeitório”, destacou Neuraci Rosalina.

 

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: