MUNICÍPIOS

BARREIRAS: mais de 2 mil mamografias já foram realizadas em 2021

Publicado em: 05/11/2021

Durante todo ano, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Saúde, busca sensibilizar a população feminina sobre a importância dos exames de prevenção e rastreio de neoplasias malignas relacionadas ao câncer de mama, a ideia é prevenir a doença e iniciar o quanto antes o tratamento. Até o mês de outubro deste ano já foram realizadas 2.080 mamografias de rastreamento, dessas, 373 mamografias diagnósticas.

Durante a programação do Outubro Rosa, 265 mulheres realizaram a mamografia de rastreamento e 276 mamografias diagnósticas. De acordo com o secretário de Saúde, em 2020, devido à ascendência da pandemia do novo coronavírus, muitas mulheres não conseguiram realizar esses exames, tendo realizado 533 mamografias de rastreamento e apenas 28 exames foram realizados em pacientes com 70 anos acima.

“Devido à pandemia da Covid-19, muitos atendimentos ficaram comprometidos, afastou inclusive muitas mulheres das consultas e das medidas de prevenção contra o câncer de mama. Com o avanço da vacinação e a diminuição de casos positivos e de pessoas internadas, procedimentos como esses retomaram com o objetivo de dar celeridade ao diagnóstico precoce e o tratamento quando necessário. Foram realizadas mais de duas mil mamografias de rastreamento somente esse ano, oportunizando as mulheres barreirenses detectarem precocemente a doença e reduzir a mortalidade por câncer de mama em nosso município”, disse Melchisedec Neves.

Atendimento: Para ser atendida, a mulher deve procurar sua Unidade de Saúde e passar pelo atendimento de enfermagem e posteriormente encaminhada ao clínico. Detectada alguma alteração na consulta e nos exames, a paciente é encaminhada para o atendimento com o mastologista e iniciado os exames e mamografias necessárias.

 

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: