OESTE

BARREIRAS: Médicos Sem Fronteiras realizam treinamento sobre Manejo Clínico no enfrentamento à Covid-19

Publicado em: 05/8/2021

Nesta quarta-feira (4) uma equipe da Médicos Sem Fronteiras (MSF) realizou um treinamento com a temática: Manejo Clínico da Equipe Multiprofissional no enfrentamento da Covid-19, ministrada para os agentes comunitários de saúde de Barreiras. O treinamento que aconteceu em dois locais, no auditório da Secretaria de Educação, Vila Rica, e no espaço Javan, no Centro, contou com a presença da subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues e da coordenadora da Atenção Básica, Zaíra Vidal.

“Uma equipe da Médicos Sem Fronteiras está atuando nas cidades circunvizinhas e achamos importante acolher essa equipe no nosso município para aproveitar essa bagagem de experiência e compartilhar com nossas equipes de saúde. Hoje a equipe escolhida foi os agentes comunitários do nosso município, uma vez que é considerado o elo principal com a população. Essa orientação transmitida pela MSF contribuirá ainda mais no combate da Covid-19”, destacou Jamile Rodrigues, subsecretária de saúde.

A equipe da MSF no estado da Bahia é formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem e promotores de saúde. Os profissionais estão atuando em diferentes municípios da Bahia desde Junho, e realizaram uma visita de cortesia a Barreiras com objetivo de conhecer também as estratégias do município no combate ao novo coronavírus.

A organização humanitária internacional é voltada para o paciente, atua de maneira independente e imparcial sem vínculo político-partidário. De acordo com a médica Laís Monteiro Vazami, a ação de hoje foi voltada para os profissionais de saúde que de certa forma trabalham na linha de frente, para que se sintam preparados para possíveis oscilações da pandemia.

“A saúde não se faz sozinha, se faz em parceria. Diante da imprevisibilidade acerca da pandemia, os profissionais devem estar preparados para lidar com essas informações rápidas e básicas a respeito do coronavírus e ainda, como reagir com aumento de números de casos ou até mesmo com a diminuição de novos casos. É um treinamento básico para esse enfrentamento no dia a dia”, pontuou.

No segundo momento, previsto para acontecer na próxima segunda-feira (9), o treinamento será voltado para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais integrantes da equipe multiprofissional da saúde de Barreiras.

 

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: