OESTE

BARREIRAS: motoristas de transporte escolar recebem capacitação

Publicado em: 07/9/2021

Após quase dois anos sem aulas presenciais devido à pandemia do novo Coronavírus, a Secretaria de Educação de Barreiras está nos últimos ajustes para o retorno gradual das aulas presenciais, em regime híbrido, nesta próxima quarta-feira (08). Fazendo parte da série de medidas que vem sendo estruturada pela Secretaria, na manhã desta sexta-feira (03), uma capacitação foi realizada no auditório João do Biriba, na Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, para os motoristas de transporte escolar em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito.

Na capacitação para os 64 motoristas que fazem parte do quadro, foram abordadas às medidas sanitárias para prevenção à Covid-19, como higienização interna dos veículos antes de iniciar cada ciclo de transporte, aferição de temperatura dos alunos ao adentrarem nos ônibus, sinalização dos bancos, distanciamento no embarque e desembarque, uso de máscaras de proteção além do uso do cinto de segurança e atualização da legislação de trânsito.

“Tendo em vista o retorno gradual das aulas, é uma preocupação constante da Secretaria de Educação que os alunos recebam o máximo de cuidado, atenção e zelo pelos profissionais do transporte escolar, a equipe da Cootrans fez uma atualização da legislação no trânsito, com a proposta de redobrar a atenção desses motoristas que irão conduzir crianças, jovens e adultos”, pontuou o Diretor da Cootrans, Rondinele Carvalho que abordou a legislação ao lado do subdiretor Carlos Reis.

Para a motorista, Ana Raquel dos Santos, que está há três anos atuando no transporte escolar, essa capacitação agrega ainda mais conhecimento e qualidade na prestação do serviço ofertado ao município. “Sempre damos o nosso melhor no exercício da função e essas capacitações, nos dão ainda mais experiência e preparação. Precisamos de muita cautela, atenção e cuidado”, disse.

Acompanhada da subsecretária Cátia Alencar, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Gabriela Nogueira, destacou que mais de 5 mil estudantes na zona rural que irão utilizar diariamente o transporte escolar do município, e a atenção nessa retomada é essencial. “Estamos prontos para a retomada das aulas após quase dois anos sem a presença dos estudantes em salas de aula, para essa retomada estamos de maneira consciente fazendo as adaptações necessárias nas escolas e hoje com essa atualização de regras e condutas aos motoristas que irão lidar diretamente com esse público a partir de quarta-feira. Nossa maior preocupação é garantir a segurança de todos e assegurar que toda equipe esteja preparada é fundamental”, destacou Gabriela Nogueira.

No dia 08 de setembro a volta às aulas será para os alunos dos anos Iniciais do Ensino Fundamental. Já no dia 13 de setembro será a vez dos estudantes que estão nos anos finais do Ensino Fundamental e ainda os da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de 21 de setembro, todos os matriculados na Educação Infantil.

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: