OESTE

BARREIRAS: Pré-Conferências nos bairros antecedem a 8ª Conferência Municipal de Saúde

Publicado em: 22/10/2021

Com o tema “Garantias do SUS e do Controle Social: Desafios e Perspectivas em tempos de pandemia”, a Secretaria de Saúde de Barreiras iniciou nesta quarta-feira (20), as Pré-Conferências nos bairros com objetivo de ouvir as demandas e contribuições dos usuários do Sistema Único de Saúde e profissionais da área. As propostas discutidas nesses encontros serão apresentadas na 8º Conferência Municipal de Saúde que acontece na próxima segunda e terça-feira (25 e 26), na Câmara de Vereadores e IFBA Campus Barreiras, respectivamente.

A primeira Pré-Conferência aconteceu pela manhã no auditório da Escola Municipal CAIC Murilo de Avellar Hingel e contou com a presença do secretário Melchisedec Neves, subsecretária Jamile Rodrigues, coordenadores, diretores da Secretaria de Saúde e ainda moradores do bairros São Sebastião e adjacentes. Pela tarde, mais uma Pré-Conferência foi realizada  no auditório João do Biriba da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, com palestra ministrada também pela fisioterapeuta e especialista em saúde coletiva, Magda Caino Reis.

Dentre as abordagens, foram apresentados os princípios do Sistema Único de Saúde, o controle Social e a participação no SUS, também a gestão na saúde com a participação de todos, o papel do controle social, de que forma a população pode exercer o controle social e a importância da participação nas conferências de saúde. Conforme o secretário de saúde, essas Pré-Conferências são primordiais para levantamento de propostas acerca da saúde do município e conta, nesse primeiro momento, com a participação de moradores, representantes de associação de bairros, sindicatos, trabalhadores da saúde e da sociedade em geral.

“Estamos felizes em iniciar hoje a primeira Pré-Conferência em preparação para nossa 8º Conferência Municipal de Saúde. Esse momento é muito importante, é de diálogo e é necessário essa participação popular para a construção de políticas públicas em torno da saúde municipal. Estamos nessa preparação ouvindo as demandas, sugestões no âmbito do SUS de baixa, média e alta complexidade”, destacou Melchisedec Neves.

Nesta quinta-feira (21), pela manhã, a Pré-Conferência acontecerá no auditório Arlette Moreno dos Santos da Escola Municipal Celso Barbosa dos Santos, bairro Morada da Lua. Já a tarde, a Pré-Conferência será no auditório do Colégio de Aplicação Octávio Mangabeira Filho, bairro Loteamento Rio Grande. A palestra “Garantias do SUS e do Controle Social: Desafios e Perspectivas em tempos de pandemia”, será ministrada pela enfermeira e especialista em administração dos serviços de saúde, Maria Aparecida Souza da Conceição.

A abertura, leitura do regimento e a Palestra Magna da 8° Conferência Municipal de Saúde de Barreiras acontecerá na segunda-feira (25), no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante na Câmara de Vereadores. O evento será às 19h com participação de até 100 pessoas na plenária, com transmissão online pelas plataformas virtuais da TV Câmara de Barreiras Canal 40.3; Rádio Câmara de Barreiras FM 99.1; Rede Câmara de Barreiras (YouTube, Facebook e Instagram), (YouTube) Prefeitura de Barreiras e (Instagram) Prefeituradebarreirasoficial.

As discussões dos eixos temáticos: Gestão do SUS, Participação Social, Vigilância em Saúde e SUS – da Atenção Primária à Média e Alta Complexidade, acontecerão na terça-feira (26), das 08h às 12h, no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A partir das 13h30min terá início a apreciação e votação das propostas elencadas.

 

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: