MUNICÍPIOS

BARREIRAS: prefeitura realiza busca ativa por pessoas em situação de rua

Publicado em: 18/8/2021

Acompanhada da secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, a equipe técnica do Centro Pop realizou na noite da última sexta-feira, 13, um rastreamento pelas ruas de Barreiras para identificar novas pessoas em situação de rua, ofertar acolhimento e acompanhar as que já utilizam os serviços da rede de proteção social.

Iniciada por volta das 20h, a abordagem passou por 14 pontos da zona urbana, incluindo as imediações do Terminal Rodoviário, a Avenida Clériston Andrade, postos e praças públicas. Segundo o coordenador do Centro Pop, Emerson Pinheiro, essa busca ativa fortalece a relação entre os demandatários já cadastrados e possibilita que o público em situação de rua seja encaminhado aos abrigos parceiros.

“Foram identificadas 11 pessoas em situação de rua, apenas dois não estavam cadastrados no Centro, apresentamos todos os serviços oferecidos no Centro Pop, a possibilidade de acolhimento nos albergues e casas de passagem, além do transporte até a residência para aqueles que assim desejassem”, explicou o coordenador.

A busca ativa também contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, motorista e assistente social. A intenção da equipe é manter essa rotina, duas vezes por semana, identificando as pessoas que pernoitam nas ruas.

“Nós sabemos da vulnerabilidade em que estão essas pessoas, muitas enfrentam a dependência química e não querem voltar para casa, estão com os vínculos familiares completamente enfraquecidos. Nessa última abordagem, duas novas pessoas identificadas em situação de rua não são de Barreiras e, felizmente uma delas aceitou voltar a sua residência. Continuaremos com esse trabalho, não só promovendo o acolhimento, mas também promovendo a dignidade e dando a oportunidade para que estas pessoas se recuperem”, disse a secretária de assistência social e trabalho Karlúcia Macêdo.

 

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: