OESTE

BARREIRAS: Prevfogo apoia produção de mudas no Viveiro Municipal

Publicado em: 25/7/2021

A paisagem do Cerrado encanta barreirenses e turistas. Ipês, jacarandás, paineiras floridas dão um charme peculiar e estão incorporados ao cenário do Município. Mas o que chama a atenção é que grande parte dessas árvores são mudas produzidas no Viveiro Municipal, mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O início das atividades foi em 2010 e no período de 2017 a 2020, 45 mil mudas destinadas à arborização de equipamentos públicos e doações para moradores das zonas urbana e rural da Barreiras, foram produzidas no local.

No período chuvoso que se aproxima, entre outubro deste ano e março de 2022, o número de doações tende a aumentar, consequentemente, o ritmo de produção das mais de 50 espécies de mudas de árvores nativas, também é acelerado. E é aí que o apoio às equipes da Secretaria que se dedicam ao viveiro, ganha reforço com a colaboração da brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).

“É justamente neste período de quatro, cinco meses chuvosos, que o Viveiro Municipal realiza o maior número de doações e o plantio em logradouros públicos, além da revitalização de áreas. O apoio recebido pelos brigadistas do Prevfogo é essencial para que consigamos assegurar a demanda pelas mudas. É importante frisar que todo cidadão de Barreiras pode ter acesso a essas mudas, e assim, contribuir para tornar nosso município mais arborizado”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior.

Atualmente há um estoque de cinco mil mudas disponíveis, com intensa produção. Entre as principais espécies doadas para a zona urbana estão o Ipê de Jardim, o Jacarandá e os Ipês de todas as cores. Já para a zona rural, são muito procuradas as mudas de Buriti, Jatobá, Ipês e Flamboyant. O Viveiro Municipal está situado no Parque Municipal Engenheiro Geraldo Rocha, anexo à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 17h. Para outras informações, basta entrar em contato pelo telefone (77) 3612-9600.

 

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: