Interior

BARREIRAS: profissionais de saúde são testados para Covid-19

Publicado em: 06/6/2020

Como medida de prevenção, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando testes rápidos em todos profissionais da saúde da rede pública do município. As precauções e o cuidado com os profissionais que trabalham na linha de frente contra o novo coronavírus, causador da Covid-19, acontecem desde o início da pandemia no Brasil através de capacitações que seguem os protocolos do Ministério da Saúde realizados rotineiramente, como a proteção individual e o uso correto dos EPI´s.

O teste que é feito por meio da coleta de sangue, teve início na quinta-feira (04) na Unidade de Pronto Atendimento-UPA 24 horas, nos profissionais que trabalham na área administrativa, auxiliares de higienização, técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, condutores de ambulância e os agentes de portarias, sendo que até o momento, todos testaram negativo. De acordo com o secretário de saúde, o objetivo dessa nova metodologia adotada é prevenir os profissionais que trabalham na linha de frente contra a Covid-19, dando também maior segurança aos seus familiares e população de Barreiras atendida na rede de saúde.

“A Prefeitura de Barreiras que já vinha realizando ações de maneira humanizada em toda estrutura da saúde, voltou à atenção desde março ao novo coronavírus, assim, adotamos ações de proteção a toda população, e principalmente aos nossos profissionais que trabalham na linha de frente contra essa terrível pandemia. Testar todos profissionais da saúde trará mais segurança para o nosso sistema de atendimento, bem como, tranquilizará seus familiares e toda população, garantindo que todos recebam a atenção necessária para o momento”, pontuou o secretário Anderson Vian.

Os testes rápidos também estão sendo realizados com os profissionais que trabalham na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que apresentaram testagem negativa. Já os testes nos profissionais que trabalham no Pronto Atendimento Coronavírus localizado no Hospital Municipal Eurico Dutra, terá início neste sábado (06) e nos próximos dias nas outras Unidades de Saúde. Aqueles que testarem positivo para a Covid-19 serão afastados temporariamente de suas funções, e serão monitorados também pela equipe da Vigilância Epidemiológica (VIEP), recebendo a atenção médica necessária durante uma eventual quarentena.

Fonte: PMB


  • Compartilhe: