MUNICÍPIOS

BARREIRAS: recuperação de nascente em comunidade rural é destaque na Semana da Água

Publicado em: 26/3/2022

Mudas de buriti e ingá, entre outras, foram plantadas durante a ação

Durante a programação do Dia Mundial da Água, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) contribuiu com a recuperação e proteção de nascente na localidade da Tabúa da Água Vermelha, na zona rural de Barreiras. As equipes da empresa trabalharam, ao longo desta quarta-feira (23), juntamente com os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, no cercamento e enriquecimento vegetal no entorno da nascente. Na oportunidade, foram plantadas mudas de espécies nativas de buriti, ipês roxo e amarelo, jatobá, embaúba, flamboyant e ingá.

A técnica ambiental da Embasa, Joana Tomasi, explica que a Semana da Água marca o início da parceria entre Embasa e da Prefeitura na recuperação de nascentes no município. “Somos parceiros tradicionais da Prefeitura nas atividades da Semana da Água, principalmente com as ações de mobilização na comunidade. Mas, desta vez, conseguimos ir além, com uma intervenção física importante para proteger uma nascente, uma fonte de água para quem mora aqui na localidade e a utiliza na agricultura familiar, ação fundamental para a recarga dos rios, garantindo a disponibilidade hídrica nos mananciais”, afirma.

O proprietário da área, Ancivaldo dos Santos, ficou feliz com o trabalho de recuperação da nascente que beneficia a sua família e a localidade, principalmente para a irrigação na produção de alimentos. “Vamos continuar cuidando para proteger e preservar a nascente para que possamos ter água o ano todo”. Também presente na atividade, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, reforça a importância da parceria com os moradores das localidades atendidas, e agora, dos técnicos da Embasa, para intensificar os esforços para aumentar, cada vez mais, a quantidade de nascentes protegidas e recuperadas, garantindo o uso sustentável dos recursos hídricos.

 

 

Fonte: Embasa

 

 

Fonte: CAR/SDR


  • Compartilhe: