BARREIRAS

BARREIRAS: secretaria utiliza carro fumacê no combate à dengue

Publicado em: 09/3/2021

Quatro veículos já estão circulando pelas ruas da cidade, equipados para o combate ao mosquito causador da dengue, zika e chikungunya.

Conhecidos popularmente como “fumacê”, os carros foram disponibilizados por meio da parceria entre o Núcleo Regional de Saúde Oeste,  Governo da Bahia, e  Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Dorimar Almeida, as equipes estão percorrendo os bairros onde o índice de infestação está mais acentuado, ao todo serão 11 localidades, até o dia 21 de março.

“O fumacê é um importante aliado nas nossas ações contra as arboviroses, os trabalhos das equipes se concentram sempre aos finais de tarde. Os veículos vêm abastecidos de um composto chamado Cielo, para uso em ultra baixo volume (ubv), com capacidade para eliminar o Aedes Aegypti, inclusive as fêmeas em estágio reprodutivo. Os proprietários de imóveis podem manter portas e janelas abertas, pois não há risco à saúde”, explicou Dorimar.

As atividades serão divididas em cinco ciclos para atingir o mosquito em suas variadas etapas de desenvolvimento, passando pelos bairros: Riachinho, Sombra da Tarde, Morada da Lua, Loteamento Flamengo, Jardim Ouro Branco, Santo Antônio, Alphaville, Vila dos Funcionários, Barrocão, Loteamento São Pedro e Santa Luzia.

Além do fumacê, os trabalhos dos agentes de endemias seguirão de casa em casa, assim como os mutirões nos bairros. Nesta quarta-feira, 10, o mutirão chegará à Vila dos Funcionários.

Fonte: PMB


  • Compartilhe: