Interior

BARREIRAS: trabalho de orientação sobre a Covid-19 segue nas comunidades

Publicado em: 09/8/2020

Com objetivo de evitar a propagação acelerada de casos confirmados de Covid-19 nos bairros da cidade, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido por meio do Projeto Mais Ação, Mais Saúde, orientações à população sobre as ações de prevenção, além de realizar a distribuição de máscaras de proteção contra o novo Coronavírus. Na tarde de quinta-feira (06) a abordagem educativa aconteceu no Bairro Jardim Ouro Branco.

Faz parte também do planejamento da equipe de saúde, a higienização de pontos estratégicos do bairro, dessa forma, as praças e ruas consideradas de maior aglomeração de pessoas foram lavadas e desinfetadas. Conforme a coordenadora das ações de enfrentamento ao Coronavírus, Ana Paula Miranda, essas ações acontecerão de maneira pontual em todos os bairros.

“Atualmente, o bairro Jardim Ouro Branco está com 112 casos confirmados de Covid-19, desses, 57 pessoas já foram curadas, assim, estamos orientando as pessoas da importância de evitar aglomerações e o uso obrigatório de máscaras, são atitudes simples que podem barrar a curva de contágio do novo Coronavírus, principalmente entre os moradores daqui. Seguiremos por todos os bairros da cidade, com orientação educativa, distribuição de máscaras e lavagem das calçadas e locais de aglomerações”, pontuou Ana Paula.

Dona Rute Oliveira, de 51 anos, aproveitou a oportunidade e adquiriu novas máscaras, ela sabe muito bem a importância dessas ações. “A população também precisa fazer sua parte na luta contra essa doença que é terrível. Eu e minha família saímos somente quando é preciso, e no retorno para casa higienizamos tudo. O que percebemos é que muitos moradores já não estão dando a atenção merecida para essa pandemia, e isso é muito grave. É preciso que todos façam a sua parte”, destacou.

Já a comerciante Laís Machado só deixa entrar em seu comércio moradores que fazem o uso da máscara de proteção. “O poder público faz a sua parte e nós, moradores, também devemos fazer a nossa. Acho muito válidas essas ações, aqui abordamos todos na porta do mercado, quem não estiver de máscara, infelizmente não entra”, disse Laís.

Na próxima quinta-feira (13) a equipe do Projeto Mais Ação, Mais Saúde, estará no Bairro Vila Rica a partir das 16h, com concentração na Unidade de Saúde da Família Antônio Lúcio Peixoto. Já no dia 20 de agosto será a vez do Bairro Morada da Lua de Baixo que receberá as ações no combate a pandemia da Covid-19.

Fonte: PMB


  • Compartilhe: