BARREIRAS

BARREIRAS: Município articula parceria com carroceiros

Publicado em: 15/2/2022

Um encontro realizado na sexta-feira (11), pelas equipes das Secretarias de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Secretaria de Saúde de Barreiras, reuniu carroceiros dos Bairros Santa Luzia, Jardim Vitória, São Miguel, Loteamento Rio Grande, Vila Nova, dentre outras localidades, para falar sobre o descarte irregular de resíduos e apresentar alternativas destacadas, pela Prefeitura, com locais reservados para descarte temporário de alguns resíduos.

A reunião aconteceu na Praça do Esporte João Carlos dos Santos Campos (Gordo) e contou com a presença do secretário e subsecretária de infraestrutura, João Sá Teles e Luzeni Santos, respectivamente, também do educador ambiental, Ronaldo Ursulino, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Dorimar Almeida e o professor do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (Unifasb), André Vielmo, que na oportunidade, realizou o cadastro e avaliação do perfil dos animais com os acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária.

A proposta é inserida dentro do projeto de múltiplas ações de limpeza e sanitização realizada desde 31 de janeiro em todo perímetro urbano, o principal objetivo, é o combate às arboviroses e a limpeza da cidade, uma vez que desde o início dessas intervenções, já foram retirados mais de 12 mil toneladas de lixo, muitos deles, sendo entulhos de restos de materiais de construção, podas de árvores e materiais inservíveis.

Conforme o educador ambiental Ronaldo Ursulino, a ação surgiu da necessidade de eliminar o descarte em locais irregulares. Assim, nos próximos dias, a Prefeitura de Barreiras mapeará locais que serão reservados para o descarte temporário e serão instaladas placas nos pontos específicos destinados para resíduos do tipo: podas, capina, varrição e construção civil. O espaço será monitorado pelas Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente. Além disso, as carroças serão identificadas e os animais serão avaliados constantemente pelo Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras.

A principal meta é acabar com a prática do despejo irregular de resíduos, é o que explica o secretário de Infraestrutura. “Iniciamos essas múltiplas ações de limpeza pela Avenida Souza Moreira, em seguida pelo Jardim Vitória, Sombra da Tarde e Mimoso, seguiremos nessa semana no Bairro Santa Luzia. Observamos muitos entulhos jogados nas margens das calçadas e em lotes baldios, deixando os espaços sujos e com focos para as arboviroses. Com esses novos pontos, serão concentrados em locais temporários esses tipos de lixo e a Prefeitura irá fazer o recolhimento e destinar a um local correto e seguro”, destacou João Sá Teles.

 

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: