SAÚDE

CAMAÇARI: unidade de referência para atendimento da Covid-19 continua realizando testes e atendendo pacientes sintomáticos respiratórios

Publicado em: 13/8/2021

A unidade administrada pelo Instituto Baiano para o Desenvolvimento da Saúde, conta com 21 leitos e cerca de 110 colaboradores realizando o trabalho ininterruptamente ao longo da semana

Em atividade desde o último mês março, pico da segunda onda da pandemia da COVI-19 em toda a Bahia, o Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus (CIEC) de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS), representa um importante equipamento assistencial aos pacientes da cidade. Desde sua inauguração, quase 4 mil pessoas receberam atendimento no local, que oferece todo suporte necessário para estabilização dos casos da doença, inclusive os graves. Além dos espaços para internamento, o CIEC possui também atendimento por demanda aberta aos pacientes sintomáticos com realização de testes rápidos 24h, após avaliação médica.

A unidade, administrada pelo Instituto Baiano para o Desenvolvimento da Saúde (IBDS), conta com 21 leitos e cerca de 110 colaboradores entre médicos, enfermeiros, auxiliares de limpeza e administrativos realizando o trabalho ininterruptamente ao longo da semana.

A gestora do CIEC, Rafaela Luchi explica que o centro se preocupa em seguir todos os protocolos assistenciais e sanitários para garantir uma recuperação eficaz e rápida dos pacientes. “As equipes estão preparadas para, além de cuidar da saúde dos pacientes, atender e orientar todos que buscam pela unidade principalmente no que tange os cuidados que devem ser adotados para proteção da doença e/ou inibição da propagação do vírus”, explica.

Queda no número de casos e atendimentos

O avanço da vacinação na cidade tem refletido nos números de casos e atendimentos que seguem ritmo de queda. De acordo com dados da Prefeitura de Camaçari, do último dia 08 de agosto, no pico da segunda onda a cidade chegava a confirmar, diariamente, 120 casos por dia da doença. Atualmente o índice chega a sete testes positivos no município, segundo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). NO CIEC, o mês de maio foi o que registrou maior procura por atendimentos, chegando a acolher mais de mil pessoas no período. No mês de julho houve uma redução de 56% da demanda. A taxa de internamento também mostra uma expressiva diminuição, caindo de uma média de 87 para 34 internamentos entre março e julho.

“Estamos perto de mudar essa triste página da nossa realidade, mas ainda precisamos nos cuidar. É importante continuarmos utilizando máscara, higienizando bem as mãos e evitando aglomerações. A vacina também já está aí beneficiando a população, por isso é importante estar atento ao calendário vacinal da cidade e também para o recebimento da segunda dose, fechando o esquema vacinal e garantindo uma melhor proteção contra o vírus”, finalizou Rafaela Luchi.

 

Fonte: Golden Assessoria


  • Compartilhe: