SAÚDE

Câncer de mama: diagnóstico precoce amplia em até 95% as chances de cura da doença

Publicado em: 29/9/2021

A Ação de Promoção à Saúde realizada promovida pela Prefeitura de Camaçari, em parceria com o IBDS – Instituto Baiano para o Desenvolvimento da Saúde, diagnosticou duas pacientes com câncer de mama. Ambas eram assintomáticas, ou seja, não apresentavam sinais aparentes da doença e foram encaminhadas para início imediato do tratamento.

Pesquisas indicam que as mulheres que fazem mamografia anualmente a partir dos 40 anos têm menos risco de morte por câncer de mama do que as que começam com 50 anos. Assim é possível diagnosticar precocemente tumores iniciais, elevando as chances de cura a 90% a 95%.

De acordo com o médico Paulo Rocha, diretor médico do IBDS, iniciativas de promoção à saúde e prevenção de doenças como a realizada no último sábado na Região Metropolitana de Salvador são de extrema importância na detecção precoce de várias enfermidades o que, consequentemente, aumenta as chances de cura e minimiza os riscos de sequelas em decorrência do agravamento das patologias.

“Com o diagnóstico precoce, o tratamento fica mais fácil, o índice de cura aumenta e o risco de sequelas diminui e esse é um dos principais objetivos do IBDS em Ação: ofertar serviços que promovam saúde ou qualidade de como no caso dessas duas pessoas que nem imaginam já terem desenvolvido a doença. Agora, diagnosticadas, terão acesso a um tratamento adequado compatível aos seus quadros clínicos”, explicou o médico.

Mutirão de serviços

Cerca de 250 exames e consultas especializadas realizadas. Esse foi o balanço de atendimentos realizados durante a primeira edição IBDS em Ação de Promoção à Saúde que aconteceu no antigo Hospital da Mulher, no Parque Verde I, no último sábado (25).

A ação teve como objetivo garantir o diagnóstico precoce dos cânceres com maior incidência entre o público feminino e incentiva-lo a adotar hábitos saudáveis de vida. Para isso, também foram disponibilizadas palestras com temas relacionados ao combate ao sedentarismo e ao uso prejudicial do álcool e outras drogas; além da realização de atividades físicas funcionais.

No mês de outubro, uma nova edição da iniciativa acontecerá em Camaçari quando acontece o movimento conhecido como Outubro Rosa que tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

 

 

Fonte: Golden Assessoria


  • Compartilhe: