MUNICÍPIOS

CARDEAL DA SILVA: acesso à água potável nas comunidades rurais cresce 50% no primeiro trimestre

Publicado em: 24/3/2021

A possibilidade de realizar atividades simples, mas imprescindíveis para a vida e no cotidiano se hidratar (ingestão de água), cozinhar e realizar afazeres domésticos, por exemplo, ficou mais fácil para cerca de 160 famílias da zina rural do município baiano de Cardeal da Sila. Isso porque a prefeitura garantiu a ampliação neste primeiro trimestre do ano de 50% da cobertura de acesso à água potável na região, que fica a cerca de 140 quilômetros de Salvador.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, em média, 750 mil litros de água abastecem mensalmente os moradores da região rural da cidade, um quantitativo expressivo utilizando como base o índice estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), de 110 litros por dia. Além do fornecimento do insumo através de caixas d’água com capacidade de 500 litros cada, outras estratégias vêm sendo implementadas como poços artesanais com materiais de bombas e encanação.

Para o prefeito Branco Sales (PP), a intensificação em atender a demanda foi uma prioridade da gestão uma vez que se trata de um recurso básico para a sobrevivência humana. “Nossa iniciativa de ampliar a oferta de água potável nas regiões carentes garante, principalmente, o direito à vida e da dignidade da pessoa humana. Além disso, a agricultura é carro chefe na economia da nossa cidade e de muitas famílias da zona rural, logo, era mais do que necessário viabilizar esforços para ampliar o alcance da água para este povo, com isso, a cidade só tem a ganhar na projeção da economia e desenvolvimento humano”, comemorou.

O anúncio acontece dois dias depois das comemorações pelo Dia Mundial da Água celebrado anualmente em 22 de março. O prefeito aproveitou a ocasião para destacar que garantir o acesso a água colabora também no enfrentamento ao novo coronavírus, uma vez que lavar as mãos com regularidade é uma das formas de se proteger contra o vírus.

Fonte: Golden Assessoria


  • Compartilhe: