CARNAVAL 2024: Vigilância Sanitária capacita profissionais dos segmentos de alimentação e saúde de Salvador

Publicado em: 15/1/2024

Para garantir um carnaval mais seguro no que tange à saúde da população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, por meio da Vigilância Sanitária (VISA), dá início nesta segunda-feira (15), aos treinamentos e reuniões técnicas para a festa momesca de 2024. As atividades serão voltadas para baianas e baianos de acarajé e mingau; barraqueiras (os); trabalhadores de food truck; serviços de balcão, camarotes; indústrias de gelo (venda de gelo no carnaval) e empresas prestadoras de serviços de saúde.

Nestes encontros, os participantes serão orientados quanto aos cuidados sanitários que devem ser adotados para comercialização de alimentos, a exemplo de: normas para acondicionamento dos alimentos, como evitar contaminação cruzada, temperatura adequada para conservação dos alimentos, cuidados com o preparo de bebidas, higiene e saúde do manipulador de alimentos, no intuito de prevenir as Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) e promover a segurança alimentar; além das exigências sanitárias para serviços de saúde e de interesse da saúde.

“Estas ações visam qualificar estes serviços para o carnaval 2024, de forma que as pessoas tenham segurança sobre o que estão consumindo. É muito importante acolher, orientar e esclarecer as dúvidas destes trabalhadores seguindo o lema da saúde, que é o de educar para prevenir”, destaca a vice-prefeita e gestora da SMS, Ana Paula Matos.

As capacitações serão realizadas na sede da VISA, na Av. Vasco da Gama.

Confira a programação

15/01 às 13h30 – Reunião com representantes das indústrias de gelo de Salvador (cadastro prévio)
16/01 às 8h30 – Ações educativas com barraqueiros (aberto a todos os profissionais)
16/01 às 13h30 – Ações educativas com balconistas (aberto a todos os profissionais)
17/01 às 8h30 – Ações educativas com de baianas e baianos de acarajé (cadastro prévio)
17/01 às 13h30 – Ações educativas com trabalhadores de food truck (cadastro prévio)
18/01 às 13h30 – Ações educativas com trabalhadores dos camarotes (cadastro prévio)
19/01 às 13h30 – Ações educativas com empresas prestadoras de serviços de saúde (cadastro prévio)


  • Compartilhe: