CBMBA realiza simulado com princípio de incêndio em embarcação e 14 vítimas de afogamento

Publicado em: 30/1/2024

Um princípio de incêndio, 14 pessoas iniciando processo de afogamento e guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) com o Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar da Bahia atuando no resgate e atendimento pré-hospitalar (APH). Esse foi o cenário visto por quem passou pela Barra, na capital baiana, na manhã desta terça-feira (30). O simulado fez parte do treinamento da tropa de bombeiros para a atuação no Carnaval 2024.

“Essa ocorrência foi a simulação de um princípio de incêndio em embarcação, onde gerou pânico e as pessoas se jogaram no mar. É uma ação que faz parte da nossa rotina. A meta é levar um atendimento melhor a cada dia para os cidadãos, principalmente no período de Carnaval, que muda a rotina de toda a cidade”, explicou o coronel BM Aloísio Mascarenhas.

Para o major BM Francisco Duarte, a ação que contou com a participação de três embarcações e uma moto aquática, além de unidades de resgate do 12° BBM/Salvar, tem um impacto extremamente positivo na corporação. “Tivemos um efetivo de 76 pessoas no simulado. Iniciamos com o treinamento em mesa, onde estudamos as vias de evacuação. Depois fazemos isso dentro do circuito e culminamos no simulado”, destacou o oficial.

“Esse treinamento foi de suma importância tanto pra mim quanto para os colegas, pois conseguimos ver a dinâmica do Carnaval, um momento com muitos turistas e possíveis vítimas. Eu como vitima durante o simulado pude entender o sentimento dela e junto com isso agregar o meu conhecimento técnico para um melhor atendimento”, concluiu o soldado BM Alan Serra. A Transalvador também participou do simulado, com o ordenamento do trânsito durante a ação.


  • Compartilhe: