MUNICÍPIOS

Antigo lixão de Barreiras passa por obras de adequação e recuperação

Publicado em: 26/4/2023

Em 2022, a Prefeitura de Barreiras começou as obras de remediação e adaptação ambiental da área do antigo lixão da cidade.

O local, situado às margens da BR 242, recebeu durante mais de 30 anos resíduos de origem domiciliar e comercial gerados em Barreiras sem coleta seletiva. Estima-se que mais de 100 toneladas de resíduos eram enviadas para o lixão diariamente sem um conjunto adequado de diretrizes e um projeto básico de implantação ou operação.

As atividades no lixão visam reduzir a mobilidade, toxicidade e volume dos contaminantes e estabilizar o solo, recuperando toda a área degradada. Elas consistem em um conjunto de etapas que incluem drenagem dos gases; manutenção e monitoramento da rede de biogás; drenagem de chorume; manutenção e monitoramento da rede de chorume; drenagem de águas pluviais; recuperação total do solo; manutenção e monitoramento de cinturão verde, dentre outras. A obra de remediação foi planejada para uma execução no período de 6 meses.

A Prefeitura de Barreiras garantiu às 90 famílias que viviam no antigo lixão, a adesão ao Programa de Compensação Financeira Temporária destinado aos catadores de materiais recicláveis, como forma de contribuir para a sobrevivência das famílias até a implantação e funcionamento do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos (CTR). Com base no novo marco legal do saneamento básico, os mesmos recebem um benefício de R$ 800 mensais, resultado de uma atuação em conjunto com a Defensoria Pública do Estado para os catadores que se enquadram no Programa.


  • Compartilhe: