MUNICÍPIOS

Barreiras desativa Pronto Atendimento Covid-19 no Hospital Eurico Dutra

Publicado em: 29/8/2023

A medida leva em conta a redução significativa na procura por atendimento

Após a declaração da OMS sobre o fim da emergência global devido à Covid-19 e a subsequente declaração do Ministério da Saúde sobre o término da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional no Brasil, a Secretaria de Saúde de Barreiras decidiu reorganizar os atendimentos de sintomas gripais no município e encerrar as operações do Pronto Atendimento Covid-19 no Hospital Municipal Eurico Dutra.

Em consequência dessa decisão, o atendimento de casos de sintomas gripais e testes para Covid-19 no Pronto Atendimento Covid-19 do Hospital Municipal Eurico Dutra será interrompido a partir de 31 de agosto. A medida leva em conta a redução significativa na procura por atendimento no PA Covid, o progresso na vacinação e a melhoria do panorama epidemiológico no país.

O PA Covid foi estabelecido pela Prefeitura de Barreiras no auge da pandemia com a finalidade de agilizar atendimentos de síndromes gripais e realização de testes, tendo cumprido um papel crucial. A reestruturação implicará que, durante a semana e no período diurno, os atendimentos relacionados a sintomas gripais serão direcionados às Unidades de Saúde da Atenção Básica. Opções de atendimento também estarão disponíveis das 18h às 22h nas unidades Emilly Raquel e Jardim Ouro Branco, que funcionam em horário estendido. Nos fins de semana e feriados, os pacientes poderão recorrer à UPA 24h Clarice Borges para assistência.

A Secretaria de Saúde de Barreiras continuará monitorando a situação da Covid no município por meio da Vigilância Epidemiológica, mantendo a imunização da população através do Programa de Imunização. As precauções individuais, como higienização das mãos, uso de máscaras para pessoas com sintomas gripais e a conclusão do esquema vacinal, continuam sendo enfatizadas.

 

com informações da PMB


  • Compartilhe: