MUNICÍPIOS

BARREIRAS: prefeitura entrega kits natalidade a gestantes

Publicado em: 28/4/2022

As gestantes também participaram de palestra

Fazendo parte do Plano de Ação da Secretaria de Saúde em parceria com a Fundação Abrinq, dentro do Programa Mortalidade Zero, a Prefeitura de Barreiras realizou nesta quinta-feira (28), a entrega de Kits de Natalidade para as gestantes acompanhadas na Unidade de Saúde da Família Dr. Gileno de Sá, localizada no Loteamento Rio Grande. A ação foi acompanhada pela subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues, e pela representante da Fundação Abrinq, Cíntia Cunha, e tem como objetivo de promover o acolhimento e dar o apoio necessário às gestantes acompanhadas pela unidade, levando informações essenciais para uma gestação saudável, desde o início até o nascimento do bebê.

Na oportunidade, o grupo de gestantes acompanhou atentamente as palestras conduzidas pela equipe de multiprofissionais da Unidade, as enfermeiras Daiane Santiago e Nadila Santos e a odontóloga Andressa Gnoato, com informações e orientações sobre saúde nutricional na gestação, amamentação, saúde bucal da criança, além de um momento de descontração com perguntas e respostas em proporcionando o conhecimento, a troca de informações e vivências. Grávida do primeiro filho, Thaisa Alves, classificou esse momento de interação como fundamental para quem espera a chegada de um filho.

“ Me sinto muito feliz por ter essa vivência dentro da unidade de saúde e o quanto isso se torna fundamental nesse processo da gestação. Hoje aprendi coisas simples que fazem muita diferença no primeiro contato com o bebê. Esse acolhimento especial realizado aqui na unidade de saúde demonstra a responsabilidade e o zelo que a Secretaria de Saúde trata os pacientes”, disse.

A subsecretária de Saúde destacou que essa ação será realizada em 38 unidades de saúde e é uma continuidade do Seminário Regional para Redução da Mortalidade Infantil e Materna, sediado em Barreiras esta semana. “Nesta semana, estamos entregando em 38 unidades de saúde, o Kit de Natalidade para as gestantes com itens fundamentais de utilização do bebê. Além disso, estamos deixando nas unidades, uma simulação de parto e uma maquete para facilitar a orientação do profissional a paciente no momento do pré-natal, na explicação do funcionamento do parto e, demonstrar o funcionamento da mama, prevenção do câncer de mama e a importância da amamentação”, destacou Jamile Rodrigues, finalizando que esse foi um momento de esclarecimento de dúvidas e acolhimento humanizado às gestantes.

 

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: