MUNICÍPIOS

BARREIRAS: ‘Vila do Peixe’ oferece pescados e produtos da Semana Santa

Publicado em: 14/4/2022

Desde a manhã de quarta-feira (13), as barracas de pescados e hortifrúti que compõem a Vila do Peixe, uma das atrações da Páscoa no Parque, deram início à comercialização dos itens tradicionais no cardápio da Semana Santa. Após dois anos sem a realização do evento, nesta edição, os comerciantes estão otimistas e preparam os estoques dos produtos que poderão ser adquiridos até a próxima sexta-feira, (15).

“Este é o primeiro ano que participo, tenho uma barraca de temperos e cereais na feira livre, aqui, trouxe peixe fresco, adquirido diretamente do produtor. Nossa expectativa é vender nestes três dias, mil quilos”, diz Ronaldo Chaves que ocupa a primeira barraca da Vila, na companhia da esposa, Ângela Raquel, dos dois filhos e do sobrinho. Ele oferece temperos secos e os peixes pirarucu, tambaqui e panga.

Assim como Ronaldo, os demais feirantes receberam, no primeiro dia do evento, as equipes da Vigilância Sanitária e do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Os profissionais da Vigilância fizeram a certificação dos pescados e demais produtos e até o final da feira estarão fiscalizando, além da qualidade, se os produtos atendem às normas de legislação sanitária. “Todos os participantes passaram por uma palestra educativa prévia ao evento e ainda receberam luvas, toucas e aventais.  Todo esse cuidado é para garantir produtos de boa qualidade e o mínimo de riscos à saúde da população”, explica o coordenador Canuto Aires.

O secretário de Agricultura e Tecnologia, José Marques, diz que durante o período da pandemia houve uma retração na criação de pescados na região Oeste, mas, que aos poucos, a cadeia produtiva começa a retomar o crescimento esperado. “Nesta edição de retorno da Páscoa no Parque percebemos uma redução do número de participantes aqui na Vila do Peixe, o que é compreensível diante do cenário que passamos, agora, com a finalização das obras da unidade de beneficiamento do pescado, por parte do governo municipal, os criadores de toda a região serão incentivados a fazer da piscicultura uma atividade rentável e promissora”.

Programação para toda família – Além de fazer as compras de pescados, temperos, verduras e hortaliças, quem for à Páscoa no Parque vai se deparar com uma série de atrações e uma estrutura montada para receber adultos e crianças. À noite, estão reservados shows, restaurantes e bares na Vila dos Sabores; espaço lúdico para os pequenos na Vila da Páscoa e Toca do Coelho; além de Feira da Páscoa com artigos de artesanato e chocolates caseiros. O evento tem início às 18h e se estende até meia noite do sábado (16).

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: